Pronatec forma novas turmas
São 57 alunos que receberão certificados durante solenidade; programa auxilia cidadãos a se qualificarem para o mercado de trabalho
Na próxima segunda-feira (15), quatro turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vão se formar em Londrina. A solenidade e entrega dos certificados será realizada às 19h, na sede do Sest/Senat, que fica na rua Santa Terezinha, 1.377.
O Pronatec é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e o Sistema S de Ensino e, desta vez, está formando 57 alunos. Destes, 25 se formarão em duas turmas de inglês básico, 19 concluíram o curso de promotor de vendas e 13 de agente de coleta e entrega no transporte de pequenas cargas.
Todos os cursos tiveram carga horária de 160 horas e 40 dias úteis de aula. Eles auxiliam os profissionais a se aprimorarem como é o caso do inglês e a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho através de um curso profissionalizante, como aconteceu com quatro alunos que fizeram o curso de promotor de vendas e outros que fizeram o de agente de coleta e entrega.
Segundo a interlocutora municipal de Pronatec, Valéria Oliveira, o calendário de novos cursos para 2015 já está sendo organizado. “Os cursos são excelentes oportunidades para a qualificação profissional e, no próximo ano, o Pronatec vai oferecer mais vagas. Aqueles que não conseguiram participar devem ficar atentos para as oportunidades do próximo ano”, disse Valéria.
Cursos desenvolvidos
Em 2014, o Sest/Senat, através do Pronatec, ofereceu 30 cursos, sendo que 20 foram desenvolvidos em Londrina e outros 10 na região. Entre os cursos oferecidos estão de recepcionista, motorista de transporte de produtos perigosos, porteiro e vigia, entre outros. Ao todo, foram disponibilizadas 617 vagas, em que 605 pessoas se inscreveram.
O Pronatec é um programa do governo federal em parceria com a Prefeitura de Londrina, que visa expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O projeto pretende combater o desemprego e formar mão de obra qualificada necessária para o comércio, empresas e indústrias.




