“Ser Maria, eis a questão” está no Museu de Arte
Artes plásticas e música integram a exposição que mostra um pouco da vida de 70 mulheres
Foi aberta ontem (8) a exposição “Ser Maria, eis a questão”, no Museu de Arte de Londrina, rua Sergipe, 640. As obras são das artistas plásticas Nani Nogara e Malu Rebelato, com participação do músico Cassiano Nogara. A exposição prossegue até 31 de janeiro e as visitas devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Quem for ao Museu entrará no universo de 70 mulheres. Para compor a exposição, foram fotografadas 35 mulheres e outras 35 foram entrevistadas. Elas doaram algum objeto pessoal que foi guardado numa resina, representando um fóssil. A exposição conta com fotografia, música, escultura, livro de artista e performance.
Um dos diferenciais da exposição é que o público pode manusear os livros de artista, as instalações e os objetos em resina. A artista Nani Nogara explicou que os visitantes podem sentir um pouco da história de cada mulher presente nos trabalhos. “Não é uma exposição para chegar e olhar, tem que descobrir, perceber os detalhes. A gente quer que as pessoas mexam e sintam o universo dessas mulheres.”
A artista Malu Rebelato, contou que para cada mulher foram feitas, aproximadamente, 300 fotos. “A intenção é mostrar a mulher sem vulgaridade, mostrar simplesmente mulheres. Não utilizamos photoshop, apenas mudamos de colorido para preto e branco. São pessoas diferentes, em locais diferentes, mas todas vestidas com um roupão branco que dá a sensação de leveza e mostra que todas são mulheres independentemente de quem são e onde estão.”
As vozes das mulheres formam pequenas peças de Mr. Nogara. As músicas misturam áudio das entrevistas com música eletrônica, formando a trilha sonora que ajuda a criar a atmosfera das vidas das Marias.
A exposição é do Coletivo Duas Marias, formado em 2012, pelas artistas plásticas Nani Nogara e Malu Rebelato, com a participação especial do músico Cassiano Nogara. O coletivo já expôs em 2012 no Museu de Arte de Cascavel (MAC) e no Teatro Municipal de Toledo e, em 2013, no Museu de Arte de Londrina. O mesmo trabalho foi feito recentemente em Portugal.
Serviço:
Exposição “Ser Maria, eis a questão”
Museu de Arte de Londrina – rua Sergipe, 640
Aberto de segunda a sexta-feira – das 13h às 18h e no primeiro sábado de cada mês das 9h às 13h
Visitação até 31 de janeiro
Foto: Sônia Lenira