Orquestra de Metais de Londrina toca na Rua Sergipe
Evento integra as ações do projeto “Nova Sergipe” que conta com empresários, entidades e órgão públicos
Nesta quarta-feira (10), aniversário da cidade, a Orquestra de Metais de Londrina tocará, às 15 horas, no Museu de Arte de Londrina, na rua Sergipe, 640. O local estará aberto à visitação, neste feriado municipal, das 12 às 18 horas. A ação faz parte do trabalho de valorização da rua que vem sendo feito com apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural de Londrina e da Campanha “O Natal está na Sergipe”.
Amanhã, será lançada a iluminação da rua, que também foi feita em parceria. A ação integra o projeto “Nova Sergipe” que conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Guarda Municipal. Participam, ainda, do projeto, empresários e entidades.
A diretora de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, Vanda de Moraes, destacou o valor da Rua Sergipe. “É a primeira rua de comércio da cidade, um patrimônio cultural que vem sendo valorizado, numa ação integrada entre diferentes parceiros, com o objetivo comum de fazer com que o londrinense perceba não só o valor comercial, mas o valor histórico do local.”
Vanda ressaltou que abrir o Museu neste feriado é bastante significativo. “Além de ser uma rua histórica, tem ali o Museu de Arte de Londrina, uma edificação assinada por Vilanova Artigas e que quem passar pela Sergipe vai poder conhecer o prédio que já foi a rodoviária da cidade. É importante ressaltar que nesta quarta-feira será inaugurado o Sesc Londrina Cadeião-Centro Cultural, uma edificação histórica da cidade.”
A secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, também ressaltou que amanhã não será somente o lançamento da iluminação da rua, mas um momento de valorização da história. “A Secretaria tem acompanhado, desde o início, o projeto Nova Sergipe. Cada ação é um passo a mais na valorização dessa rua que faz parte da história da cidade. Coube a nós, articular com outras secretarias e entidades, oportunizar a abertura do Museu, articular a apresentação dos músicos que também integram a história de Londrina, enfim, estamos trabalhando, dentro das nossas possibilidades, para que o londrinense reconheça o valor que a Rua Sergipe tem.”
A decoração de natal da rua Sergipe conta com banners da campanha , decoração com luzes, adesivos , carro do Papai Noel, lixeiras, instalação, manutenção e outros serviços.
Foto: Sônia Lenira