Rede municipal de ensino tem aumento de 4.700 vagas
Os dados da Secretaria Municipal de Educação apontam também para 752 professores contratados, compra de ônibus, computadores e três veículos
A educação infantil e fundamental de Londrina teve até o momento, na gestão do prefeito Alexandre Kireeff, forte incentivo que refletiu em melhorias importantes. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), o total de vagas criadas na rede e o número de contratações de professores foram expressivos. Os dados mostram a preocupação da administração também com a abrangência e a qualidade de ensino para os londrinenses.
O aumento no número de vagas teve início em 2013 e foi um dos pontos de destaque. No ensino fundamental foram criadas 3.285 vagas, enquanto nos Centros Municipais de Educação Infantil e nas filantrópicas foram 1.429. O que totaliza 4.714 a mais, que proporcionarão o acesso de muitas crianças à educação e à formação cidadã.
Segundo os dados da Gerência de Documentação Escolar, 40.345 foi o total de alunos que encerraram este ano letivo, matriculados na rede municipal de ensino. Este número inclui 31.383 alunos, nas 84 escolas do Ensino Fundamental, 3.367 crianças, nos 27 CMEIs e também as 5.595 crianças matriculadas nos 55 Centros de Educação Infantil (CEI), filantrópicos que possuem parceria com a SME.
Investimentos na Educação
Desde o início da gestão Kireeff, 752 novos professores foram contratados. Somente o ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), com alunos de idades entre 5 e 11 anos, recebeu 438 professores. Já a educação infantil (berçários e Ensino Infantil 1 a 6), com crianças até 5 anos de idade recebeu 278 novas contratações. Além disso, o ensino de Educação Física teve 36 novos professores e a rede conta com mais 22 técnicos de gestão pública contratados.
CMEIS
O aditivo na educação contou ainda com a inauguração de três novos CMEIs. O Jardim Sabará III recebeu o CMEI Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro; no Jardim Leonor foi construído o Centro Clemilde de Martini Lopes dos Santos e no Parque das Indústrias foi inaugurado o Vilma Eliza Colombo Ribeiro.
As inaugurações foram entregues com as estruturas completas, ou seja, com professores trabalhando e equipamentos em pleno funcionamento.
Escolas Municipais
As obras não param por aí, pois houve também a reforma de três Escolas Municipais (EM). No Jardim Santa Joana, a Escola Municipal Osvaldo Cruz; no Jardim São Jorge, a Escola Municipal Atanázio Leonel e, no distrito de Espírito Santo, na zona rural, a Escola Municipal Luiz Marques Castelo receberam reformas e benfeitorias.
A Secretaria adquiriu 600 computadores destinados às unidades escolares e sede administrativa e 150 notebooks que auxiliam professores e diretores nas capacitações e na elaboração dos programas de aulas. Para o transporte, a rede municipal aumentou sua frota em três ônibus e aguarda a aquisição de mais cinco por meio de verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), assim como uma van para entrega de merenda e mais dois carros administrativos.