Londrina recebe Prêmio Cidade Pró-Catador
Cidade está entre os municípios modelos em projetos e políticas públicas de coleta seletiva
Na manhã de hoje (23), o prefeito Alexandre Kireeff apresentou às cooperativas de reciclagem de lixo o troféu do 2º Prêmio Cidade Pró-Catador, do governo federal. O prêmio reconhece o êxito dos projetos municipais de coleta seletiva que promovem a destinação adequada do lixo urbano. A solenidade foi realizada na Prefeitura de Londrina e transmitida ao vivo através do portal www.londrina.pr.gov.br.
O troféu foi recebido por Kireeff das mãos da presidente da República, Dilma Rousseff, no início de dezembro e tem como finalidade valorizar as ações de governos municipais que desenvolvem a prática da inclusão social das pessoas que realizam a coleta de materiais recicláveis.
“É um prêmio de envergadura nacional”, segundo o prefeito, pois apenas quatro cidades o receberam no Brasil. “A única cidade acima de 300 mil habitantes contemplada com este prêmio foi Londrina e muito mais do que uma premiação a respeito da qualidade do serviço de reciclagem, ele premia a capacidade de gerar inclusão social e econômica. Isso é motivo de orgulho. É uma política pública desenvolvida ao longo de muitos anos, que temos a possibilidade de ver reconhecida nacionalmente. Além do reconhecimento nacional da Presidência da República, vêm recursos diretos do Banco do Brasil para que possa haver investimentos no próprio serviço, o que garante credibilidade e acesso a recursos já disponíveis e outros que possam se fazer necessários”, complementou o prefeito.
O 2º Prêmio Cidade Pró-Catador não é apenas simbólico, com ele, o governo federal liberou R$ 120 mil para serem investidos em projetos da área. “É importante não perdermos este recurso, porque ele é para aplicação direta nas cooperativas. Não é financiamento e sim fundo perdido. É para as melhorias em barracões das cooperativas”, explicou o assessor executivo do prefeito, Carlos Alberto Geirinhas.
A regularização e formalização deste serviço pelo município faz com que Londrina mantenha-se em destaque no setor de coleta no país. Hoje, são cinco cooperativas operando na cidade: Cooper Região, Cooperoeste, Coocepeve, Cooperr Refum e Cooper Mudança. Elas estiveram presentes na solenidade e totalizam 506 catadores. A coleta de recicláveis atende 100% dos domicílios urbanos e distritais.
Para o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), José Carlos Bruno de Oliveira, a premiação nacional exprime a importância da decisão política e das políticas públicas do município visando investir nos setores como o da reciclagem do lixo.
“Nós temos que melhorar a cada dia. Temos que avançar, que atuar no sentido da maior participação de todos, das cooperativas, da busca pela eficiência e de melhores condições de trabalho, da valorização do produto final para que assim todos saiam ganhando. A cidade ganha, os cooperados e a Prefeitura ganham, porque têm um serviço de qualidade prestado aos cidadãos e o país em geral também ganha, porque tem o processo de reciclagem mais controlado, eficiente e avançado”, finalizou Oliveira.
Fotos: Vivian Honorato