Cohab entrega chaves para moradores do Jerônimo Nogueira
Famílias se emocionam. Agora são donas das casas onde moram
O tempo chuvoso na tarde de hoje (22) não foi obstáculo para que 78 famílias lotassem as dependências do saguão da Companhia de Habitação (Cohab-LD) para receber as chaves de suas casas. Os novos vizinhos formam a comunidade do Jerônimo Nogueira, na zona norte, juntamente com outras 33 famílias já estabelecidas no conjunto habitacional. Para completar as 149 casas do local, outras 38 chaves serão entregues no próximo ano.
Em seu discurso, o prefeito Alexandre Kireeff parabenizou as famílias, toda a equipe da Companhia de Habitação (Cohab-LD), bem como os parceiros Caixa Econômica Federal – braço financeiro do “Minha Casa, Minha Vida” – e Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Kireeff tirou sorrisos dos presentes ao fazer uma brincadeira: perguntou se gostariam de ouvir mais meia hora de discurso ou receber as chaves das casas?
O presidente da Cohab, José Roberto Hoffmann, agradeceu o apoio do prefeito Alexandre Kireeff para a concretização dos projetos de moradia. “Quando dizemos ao prefeito ‘precisamos disso, daquilo’, ele nunca nos nega apoio”, disse. Hoffmann felicitou os contemplados e parabenizou a equipe Cohab pelos esforços dispensados para que a entrega das chaves acontecesse ainda em 2014. “Hoje é um dia de alegria. Para as famílias é um verdadeiro presente de Natal”, disse.
Para o superintendente da Caixa, Elcio de Lara, é salutar a parceria entre o governo federal e o município para a satisfação de necessidade precípua dos cidadãos: a casa própria. “É o fortalecimento da cidadania, o resgate da dignidade”, afirmou.
A auxiliar de serviços gerais, Lucir dos Santos, 36 anos e mãe de quatro filhos, disse que foi tomada pela emoção ao receber a notícia de que havia sido sorteada. “Foi uma choradeira só. Liguei pra todo mundo. É um presente de Natal, graças a Deus”, afirmou.
As casas têm área de 40 m² e são compostas por dois quartos, sala e cozinha conjugadas, banheiro com acessibilidade para cadeirantes e são equipadas com aquecedor solar e piso cerâmico. As famílias contempladas apresentam situação de vulnerabilidade social e enquadram-se na faixa 1 do “Minha Casa, Minha Vida”, com renda familiar de até R$ 1600.
Fotos: Luiz Jacobs