Destaques

Feira Arte Mulher Empreendedora abre calendário de 2026 com evento na Prefeitura

Após avanços institucionais em 2025, iniciativa amplia participação feminina e confirma novas edições em diferentes espaços da cidade

Nesta sexta-feira (30), das 9h às 16h, ocorreu a primeira edição da Feira Arte Mulher Empreendedora (Fame) de 2026, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM). Realizada no saguão do piso térreo da Prefeitura, a Feira carrega os avanços do ano passado, e a iniciativa marca o início do calendário anual da feira. Com os avanços do ano passado, a ação continua a levar os produtos vendidos por mulheres empreendedoras para diferentes regiões da cidade.

A Fame, coordenada pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM), tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino, dando visibilidade a produtos produzidos por mulheres londrinenses. Durante o ano de 2025, a partir de uma atualização no Decreto que norteia a Feira, foi possível ampliar o número de participantes, que subiu de 4 para 64 mulheres cadastradas na ação. Além disso, foram realizadas 52 feiras em diversos locais, como universidades e eventos da Prefeitura, com destaque para a participação na Expo Londrina e nas ações do LondriNatal.

Foto: Divulgação / PML

Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Marisol Chiesa, a iniciativa amplia a visibilidade do trabalho desenvolvido pelas mulheres empreendedoras no município. “A Feira Arte Mulher Empreendedora é mais do que um espaço de vendas. Além da geração de renda, é uma oportunidade de fortalecer o empreendedorismo feminino e ampliar a rede de relacionamento das participantes, promovendo novas conexões com potenciais clientes, fornecedores e apoiadores”, ressaltou.

Ao serem cadastradas na Fame, as mulheres recebem o apoio da SMPM para divulgar e comercializar seus produtos, além de terem a oportunidade de participar de cursos de capacitação para aperfeiçoar suas habilidades e aprender sobre a gestão de seus negócios. Também houve a criação de um portfólio digital, com o apoio da universidade Unopar/Anhanguera, onde é possível encontrar fotos dos produtos de mulheres cadastradas durante o ano passado, além de depoimentos sobre suas trajetórias. O material pode ser acessado através deste link.

Foto: Divulgação / PML

Glédia Domingues participa da Feira há dois meses, atuando na venda de produtos artesanais como peças de miçanga e macramê. Integrante do Coletivo Black Divas, a artesã contou que participava de outras feiras e conheceu a Fame através da SMPM, destacando a importância da ação. “A Feira nos ajuda a conquistar novos clientes e criar parcerias, porque uma acaba conhecendo o trabalho da outra. Recebemos bastante apoio e oportunidades da Secretaria, o que faz muita diferença para quem está começando”, afirmou.

Foto: Divulgação / PML

Participando pela primeira vez da Feira Arte Mulher Empreendedora, Ananci Franco é proprietária de um ateliê de costura e expõe roupas e peças ligadas às religiões de matriz africana. A empreendedora relatou que conheceu a feira por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e destacou a importância da iniciativa para a valorização do artesanato feminino. “É um incentivo muito importante para o trabalho manual e para que as mulheres consigam vender, divulgar seus produtos e fazer com que as pessoas conheçam o nosso trabalho”, comentou.

Foto: Divulgação / PML

A venda de cafés gourmet da Feira é feita por Andréa Belli, que também participa da iniciativa pela primeira vez. Além da sua marca Puro Café Limoeiro, Andréa também comercializa utensílios de cozinha como coadores, moedores e tupperwares. A comerciante conheceu a Fame por indicação de outros expositores e decidiu se cadastrar pela proposta do projeto. “Queria me aperfeiçoar cada dia mais e fazer com que as pessoas conheçam o meu café. E como a Feira tem um estilo familiar, um ambiente agradável, eu gostei muito e quero continuar participando”, disse.

A Feira Arte Mulher Empreendedora segue com agenda confirmada em diferentes espaços da cidade. A ação tem participação prevista nas duas unidades da universidade UNOPAR, Piza e Catuaí, nos dias 11 e 12 de fevereiro, sempre das 9h às 16h. Já no saguão da Prefeitura, as próximas edições estão marcadas para 10 e 27 de fevereiro; 10 e 31 de março; 8 e 30 de abril; 12 e 29 de maio; e 10 e 30 de junho seguindo o mesmo horário.

Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos