Violência contra a mulher: Casa de Abrigo passa por reforma
“Um local que recebe mães e filhos obrigados a abandonar uma história de vida para começar outra”, palavras da vereadora Elza Correia para definir a Casa Abrigo Canto de Dália, que demonstram a importância da assinatura da ordem de serviço para a reforma do local, que aconteceu na tarde de hoje (7), no Gabinete do Prefeito. A solenidade reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como representantes de entidades da cidade.
O investimento, de cerca de R$ 85 mil, é todo do município. Em seu discurso, a secretária de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, contou que no decorrer dos últimos anos o município buscou viabilizar os recursos para a reforma junto ao Governo Federal. “Sob a alegação de recursos limitados, a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres indeferiu o nosso pedido, apesar de tê-lo classificado como dentro das diretrizes. Com isso, voltamos nossos esforços para o município. Para viabilizar a reforma enfrentamos contingenciamento, redução de horas extras, enfim… esforços de muita gente foram imprescindíveis para que pudéssemos vivenciar o dia de hoje”, disse a secretária.
A juíza da Vara Maria da Penha, Zilda Romero, disse que acompanhou a luta da secretária Sônia para conseguir a reforma da Casa Abrigo e parabenizou a cidade de Londrina por ser referência para os demais municípios e estados nas questões que envolvem a proteção dos direitos da mulher. “Ainda nos dias de hoje, infelizmente, mulheres sofrem e são vítimas de violência. A parceria do Executivo e Legislativo é imprescindível para que o Judiciário possa dar efetividade à lei”, afirmou Zilda.
O prefeito em exercício, Guto Bellusci, parabenizou a secretária de Políticas para as Mulheres e os servidores da pasta pelos esforços dispensados a fim de viabilizar a reforma da Casa Abrigo. “A Prefeitura nada mais é do que uma grande prestadora de serviços para a sociedade. A reforma vai propiciar um ambiente mais adequado para os cuidados com as mulheres em situação de risco. Essa conquista é um bom exemplo de que, mesmo com todas as limitações, não se pode esmorecer”, disse.
Bellusci aproveitou a oportunidade para reforçar o bom relacionamento entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, que “aprovou vários projetos importantes, pensando na sociedade, no desafio de construir algo melhor”. O prefeito em exercício fechou o seu pronunciamento dizendo que “enquanto a maioria dos políticos pensa na próxima eleição, nós pensamos na próxima geração”.
Para o vereador Vilson Bittencourt, a Casa Abrigo representa um local no qual as mulheres vítimas de violência encontram alento, carinho e segurança. “O papel social do local é amenizar uma ferida da sociedade que é a violência contra a mulher. A reforma irá beneficiar o acolhimento”.
Fotos: Vivian Honorato