Sema discute reestruturação da diretoria ocupacional
“Comissão especial” fará reuniões quinzenais para desenvolver ações ligadas à arborização e áreas verdes urbanas
A Prefeitura de Londrina, através do decreto nº 42 publicado na última sexta-feira (16), instituiu uma Comissão Especial para desenvolver ações que visem à reestruturação das atividades da Diretoria Operacional da Secretaria do Ambiente (Sema). A comissão será composta por diversos representantes da administração e vai se reunir a cada 15 dias. A primeira reunião foi marcada para o dia 10 de fevereiro. Um dos assuntos em pauta será a poda e a erradicação de árvores, pois Londrina tem 3.400 processos de erradicação já deferidos. A intenção agora é viabilizar meios para que todos esses processos sejam concluídos.
A secretária do Ambiente, Maria Silvia Cebulski, explicou que a comissão vai discutir alternativas para que todos os pedidos sejam viabilizados. “Temos duas equipes que trabalham com este serviço, porém existe dificuldade em diminuir esta fila de processos porque cortamos determinado número de árvores num dia e, no outro, surgem novos processos. Agora, com a comissão, vamos buscar meios para que este e outros problemas sejam resolvidos”, disse.
Para que o cidadão solicite que uma árvore seja erradicada é necessário protocolar a solicitação na Sema. “Depois de protocolada a solicitação, o técnico vai até o endereço verificar as condições da árvore. Se ela está em boa condição sanitária o processo é indeferido. Se existir condição para erradicação o corte pode acontecer de dois modos: damos uma autorização para que a própria pessoa faça a erradicação ou ela tem que aguardar na fila para que a equipe faça o serviço”, explicou a secretária.
Segundo Maria Silvia, além de discutir a questão das árvores, a comissão vai abordar assuntos como parques da cidade, viveiros e roçagem. O Plano Diretor de Arborização do Município de Londrina também será abordado nas reuniões. Esse plano foi criado em 2013 e visa estabelecer programas de diagnóstico, ação e acompanhamento da arborização e áreas verdes urbanas.
Além de representantes da Sema, a comissão também vai contar com apoio de outros órgãos da Prefeitura como Secretaria de Gestão Pública; Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia; Secretaria da Fazenda; Procuradoria-Geral; Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e com o apoio do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma).
“A Sema já tem algumas ideias, então com o apoio das secretarias vamos verificar a viabilização. Com a Procuradoria, por exemplo, vamos buscar orientação jurídica; com a Secretaria de Gestão Pública os aspectos ligados a licitações; com a Fazenda e Planejamento os recursos e orçamentos e com a CMTU a parte operacional. O Consemma poderá nos trazer recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente” informou Maria Silvia.
As reuniões da “Comissão Especial” serão agendadas pela Sema. Os trabalhos têm o prazo de 180 dias, contados a partir da publicação do decreto, para serem concluídos. Caso haja justificativa, o prazo poderá ser prorrogado por igual período.