Educação de Jovens e Adultos disponibiliza vagas
Aulas começam dia 29 de janeiro e as matrículas podem ser feitas nas Escolas Municipais de Londrina até final de fevereiro
Os jovens acima de 15 anos, adultos e idosos interessados em concluir o ensino fundamental têm a oportunidade de concretizar seus estudos. A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que seguem até final de fevereiro. O objetivo é propiciar condições para um ensino de qualidade que possa mudar a realidade social dessas pessoas.
As inscrições podem ser feitas nas Escolas Municipais de Londrina, basta apresentar um documento pessoal (Registro Geral-RG) e um comprovante de residência como, por exemplo, uma conta de luz. As aulas são para alfabetização do nível fundamental, que vai do 1º ao 5º ano. Atualmente, são 34 escolas municipais da zona urbana e rural que oferecerão as aulas da EJA, a partir do dia 29 de janeiro. Elas serão ministradas à noite, das 19h às 22h.
Segundo a coordenadora da EJA, Dalma Ieda Ferreira, o principal público do programa é a pessoa idosa. “Temos bastante procura dos idosos que não tiveram oportunidade de estudo quando jovens e hoje buscam continuar os estudos. Todos acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental podem participar. Há bastante vaga disponível”, explicou Dalma.
As vagas são abertas de acordo com a demanda da população. Conforme aumenta o número de interessados, a Secretaria de Educação aumenta o número de turmas. Já a metodologia de ensino é elaborada para proporcionar bagagem de vivência, cultura e história através de disciplinas diversas, com complementos como música, poesias e histórias de vida para estimular os estudantes.
A Secretaria de Educação também oportuniza o Exame de Equivalência às pessoas maiores de quinze anos que não têm documentação comprobatória da finalização dos anos iniciais. Para realizá-lo, basta agendar um horário pelo telefone: 3375-0216. Aqueles que tiverem dúvida em relação à Educação de Jovens e Adultos podem telefonar no (43) 3375-0215 ou (43) 3375-0216.