Cidadão

Defesa Social divulga os principais atendimentos realizados pela GM no fim de semana

Equipes da Guarda Municipal atenderam diversas ocorrências em todas as regiões da cidade; telefone de emergência da instituição é o 153

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos atendimentos e serviços realizados pelas equipes entre os dias 7 e 9 de junho.

Uma equipe da inspetoria de Trânsito da GM patrulhava pela avenida Juvenal Pietrarioia, nas imediações da UPA Sabará, região oeste, por volta das 2h de sábado (8), quando no cruzamento com a rua Elizio Turino, se deparou com um motociclista conduzindo o veículo sem placa de identificação e deu voz de abordagem.

Durante a consulta das informações do chassi pelo sistema, foi possível constatar que havia taxa de licenciamento em atraso e débitos de R$4.989,34 referentes ao não pagamento de multas de trânsito. A moto estava sem os retrovisores, equipamento obrigatório de segurança. O homem que pilotava a moto não apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dessa forma, foram lavrados os autos de infração de trânsito conforme as irregularidades constatadas, e na sequência o serviço de guincho foi acionado para remover o veículo ao pátio municipal. Ao final da abordagem, o homem disse que não possuía interesse em retirar a moto do pátio porque havia adquirido ela como “bambu”, termo vulgarmente utilizado para se referir a veículos sem documentação, e que sabia que poderia perder a qualquer momento.

Foto: SMDS / divulgação

Tentativa de suborno – No começo da manhã de sábado (8), por volta das 7h, guardas municipais realizavam ronda pela UBS Novo Amparo, zona norte da cidade, quando visualizaram um homem em atitude suspeita saindo de uma praça localizada ao lado da unidade de saúde. Ele tentou correr, mas foi alçado e recebeu voz de abordagem.

Quando a equipe se aproximou, o suspeito entrou em luta corporal com um dos GMs, sendo necessária a aplicação do uso diferenciado da força para contê-lo. Na sequência, durante a revista os guardas encontraram R$680,00, 37 pedras de crack, 14 pinos de cocaína e 12 porções de maconha. Os guardas localizaram ainda um simulacro de pistola que o homem jogou enquanto tentava fugir.

Pelo ocorrido, ele recebeu voz de prisão, mas ofereceu um “acordo” no qual ele entregaria toda quantia que tinha para os guardas caso eles o liberassem, o que foi prontamente negado pelos agentes. O homem foi encaminhado para a delegacia de plantão e vai responder pelos crimes de tráfico de drogas, corrupção ativa por oferecer vantagem a funcionário público em troca de favor ou benefício, e por resistência.

O guarda que precisou realizar o uso da força contra o suspeito precisou passar por atendimento médico devido às escoriações, mas passa bem. Depois de ser ouvido pela autoridade policial o homem ficou à disposição do sistema penitenciário.

Foto: SMDS / divulgação

Veículo recuperado – Por volta das 12h40 de sábado (8), uma equipe da GM que fazia ronda preventiva pela região norte, quando visualizou um motociclista conduzindo o veículo sem placas, e, devido à suspeita, deu voz de abordagem.

Os guardas perguntaram se a moto era propriedade do condutor e qual seria a razão pela qual ela estava sem placa. O homem informou apenas que ela pertence ao seu patrão. Durante consulta ao sistema, a equipe identificou por meio da numeração do chassi que se refere a outro veículo, e que inclusive havia um indicativo de furto/roubo por meio de um boletim de ocorrência registrado no dia 13 de março deste ano.

O condutor e a motocicleta foram encaminhados para a delegacia de plantão da Polícia Civil. O veículo ficará à disposição do verdadeiro proprietário que poderá fazer a retirada nos próximos dias.

Violência doméstica – A central de emergência 153 da GM recebeu um chamado por volta das 22h de sábado (8), por parte de uma mulher residente no Parque das Indústrias, zona sul, pedindo ajuda após seu esposo demonstrar agressividade e proferir ameaças de colocar fogo na sua casa. Pelo telefone, ela informou que já solicitou medida protetiva há alguns dias.

Na sequência, a viatura da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal mais próxima foi localizada e enviada para verificar a situação. Ao chegar no local, os guardas localizaram a vítima e colheram o depoimento. Ela decidiu formalizar a representação contra o suspeito.

O homem recebeu voz de abordagem e, em seguida, voz de prisão pelo crime cometido. As partes foram encaminhadas para a delegacia de plantão. O homem ficou detido e posteriormente colocado à disposição do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

Demais atendimentos – As equipes operacionais da Guarda Municipal reforçaram a segurança da população nas praças públicas, espaços de lazer, unidades de saúde, no entorno das escolas, entre outros prédios da Prefeitura. O órgão informa que tanto o telefone de emergência 153, quanto o aplicativo 153 cidadão estão à disposição de quem precisar de ajuda.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos