Cidadão

Prefeitura de Londrina participa do Fórum Paranaense de Violência Doméstica contra a Mulher

Iniciativa será em Curitiba e trará palestras, apresentações e painéis; apresentações serão feitas por autoridades na área, a maioria do Tribunal de Justiça do Paraná

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), vai participar do III Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FOVID), que inicia hoje (19), às 17h, em Curitiba.

O Fórum é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e tem como tema “Pluralidades: as diversas facetas no enfrentamento da violência doméstica”. A secretária municipal de Política para as Mulheres de Londrina, em exercício, Rosângela Teruel, estará presente.

Para Teruel, a participação da SMPM é importante porque o Fórum aborda temas de interesse dos órgãos e serviços especializados de atendimento e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, no contexto do estado do Paraná.

O evento se estenderá na quinta (20) e sexta-feira (21) e terá vasta programação. Após a abertura, às 17h, haverá uma palestra com o tema “As diversas Facetas da Violência Contra a Mulher”, ministrada pelo desembargador José Henrique Torres, do TJ de São Paulo.

No decorrer dos três dias, serão realizados diversos painéis com a participação de autoridades na área. Os temas serão: Feminilidades: Os Desafios das Mulheres no Acesso à Justiça; Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero na Violência Doméstica: Avanços e Desafios; Direito à Reparação do Dano; Sistema de Justiça e Rede de Proteção; Políticas Públicas Judiciárias Frente a Pluralidade de Mulheres e Vulnerabilidades.

Na quinta-feira (20), às 8h30, o evento contará, ainda, com uma apresentação das Antígonas, Coletivo de Juízas Paranaenses. Às 15h30, haverá uma Apresentação de Boas-Práticas, conduzida pelo desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen (TJPR), pela desembargadora Ana Lucia Lourenço (TJPR), e pelo Juiz Malcon Jackson Cummings (TJPR). A programação completa pode ser obtida no site do TJPR (clique aqui).

Sobre o Fórum – Conforme a página oficial do TJPR, o Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi criado com o objetivo de propiciar, aos profissionais que atuam no atendimento a esses casos, espaço permanente de reflexão e debate sobre questões de interesse e relevância para o exercício de suas atividades, possibilitando o intercâmbio de informações, a troca de experiências.

Nesse sentido, o Fórum visa contemplar o aprimoramento da prestação jurisdicional e do atendimento institucional no contexto específico do Estado do Paraná. Dessa forma, pretende-se promover reflexões e discussões que permitam a elaboração de soluções práticas às demandas constatadas, bem como a produção de material que sirva de referencial teórico e técnico não apenas em âmbito estadual, mas também nacional.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos