Locais históricos recebem placas de sinalização para pedestre

Totens turísticos estão sendo implantados na cidade para identificação de locais históricos
Londrina vai receber 65 placas turísticas em 53 locais. O objetivo é identificar os pontos históricos do Município. O trabalho é resultado de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina(IPPUL). A previsão é que todas as placas sejam instaladas até o fim de março.
Para a execução do projeto serão destinados R$ 107 mil, recurso remanescente da sinalização turística do Ministério do Turismo. A identificação para pedestres veio complementar as 480 placas de sinalização turísticas já existentes para veículos. O diretor de Turismo da CODEL, Altemir Lopes, destacou que o objetivo é mostrar para as pessoas onde tem história na cidade e o que significa o local para a Londrina.
A escolha dos locais foi feita pela Secretaria de Cultura, responsável pela identificação dos pontos . As placas são feitas de aço galvanizado com maior resistência e durabilidade, contam com o mapa do local visitado e uma breve história. As placas também contarão com acessos para cadeirantes, identificação em braile e piso tátil para deficientes visuais.
A Biblioteca Pública Municipal foi o primeiro local a receber a identificação. O calçadão também já recebeu a sinalização turística. Lopes ressaltou que é um projeto muito importante , “porque muitos dos próprios londrinenses não conhecem os locais históricos e seus significados”.
Serão 53 locais beneficiados: antiga Casa da Criança, antigo Cadeião, Biblioteca Pública Municipal, praça Marechal Cândido Rondon – Bosque, caixa d’água – Avenida Higienópolis, Calçadão, Capela da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Catedral Metropolitana de Londrina, Cemitério São Pedro, Cine Teatro Universitário Ouro Verde, Colégio Mãe de Deus, Empresa Brasileira de Correios, Igreja Anglicana, Igreja Metodista, 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, Memorial do Pioneiro, Museu de Arte, Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss”, Palacete dos Garcia, Planetário, praça Gabriel Martins, praça Getúlio Vargas, praça Marechal Floriano, praça 1° de Maio – Concha Acústica, praça Rocha Pombo, praça Sete de Setembro, praça Tomi Nagakawa, praça Willie Davids, rua Sergipe, Barragem Lago Igapó, Prefeitura Municipal, Zerão, Moringão, Capela São Miguel Arcanjo, Capela do Divino Espírito Santo, Santa Casa, Cemitério do Heimtal, Parque Municipal Arthur Thomas, Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda, Parque E
stadual Mata dos Godoy, Parque RPPN – Fazenda Figueira, Mata Cafezal, Mata Luiz de Sá, Mata Marco Zero, Parque Linear do Cambé (Lagos Igapó I, II e Aterro), Lago Cabrinha, Lago Norte, Edifício Tókio, Estádio do Café/ Autódromo, Kartódromo, Estádio Vitorino Gonçalves Dias, Centro Social Urbano da Vila Portuguesa e Casa de Memória Madre Leônia Mílito / Memorial Arcebispo Dom Geraldo Fernandes.
Fotos: Vivian Honorato




