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Procon divulga números de atendimentos de 2014

Foram feitos 23.439 atendimentos em 2014, contra 21.124 em 2013; durante o ano foram feitas seis grandes operações fiscalizatórias

 

proconDPO Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ld) divulgou hoje (19) o balanço de atendimento do ano de 2014. Os números demonstram aumentos do número de decisões de mérito prolatas pelo Procon-Ld, de 3,77% em relação às decisões de 2013, registrando um total de 165 decisões. A estatística completa pode ser acessada no endereço http://www.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/procon/estatisticas/2014/estatistica_2014.pdf.
 
O coordenador executivo do Procon-Ld, Rodrigo Brum,  defendeu que a divulgação dos números de atendimentos é um dever da administração. “Levamos em consideração a necessidade de prestação de contas à sociedade, visto tratar-se de um órgão vinculado à administração pública direta do Município, por meio da Secretaria de Governo.”

O tempo de atendimento dos consumidores em comparação a 2013 teve melhoras, considerando o momento que o consumidor recebe sua senha até o efetivo atendimento pelos estagiários e servidores. Durante o ano de 2013 foi registrada uma média de 40minutos a 1h10 de espera em média, enquanto que a média do ano de 2014 está entre 10minutos a 30minutos, já computados os dias de pico, nos quais houve espera de até 1hora.

O coordenador executivo ressaltou que o índice de resolução de reclamações no órgão foi de 48,86%, Foram 23.439 atendimentos em 2014 (92,86 atendimentos por dia), contra 21.124 em 2013 (90,27 atendimentos por dia em 2013).

A Gerência de Fiscalização teve aumento no índice de autuações. Foram 6 grandes operações fiscalizatórias (bancos, supermercados, greve dos bancos, financeiras, cinemas e Natal), além do trabalho normal, totalizando 309 autuações, com um aumento de 25,10% em relação a 2013.

Brum esclareceu que com relação à análise das reclamações em si, necessário é entender que a maioria das mesmas se encontra na área de serviços, com 3.639 reclamações, principalmente no setor de telefonia, sendo que foram registradas, 1.494 reclamações, sendo 931 de telefonia móvel, e 563 de telefonia fixa. Outro serviço cujas reclamações são significativas é o de TV por assinatura, correspondendo a 691 registros no ano de 2014.

 

Veja os dados relativos à telefonia móvel e TV por assinatura:

TELEFONIA MÓVEL

931

TV POR ASSIN./CAB./SAT.

691

TELEFONIA FIXA

563

Cobrança indevida

296

Cobrança indevida

209

Cobrança indevida

179

Cobrança de serviço não solicitado/Descumprimento da oferta

117

Cancelamento de serviço

196

Cancelamento de serviço

93

Cancelamento de Serviço

105

Cobrança de serviço após o cancelamento

104

Cobrança de serviço após cancelamento

93

Logo após a área de serviços, está a área de venda de produtos, com 1.979 reclamações computadas, sendo que os produtos que apresentaram problemas são os aparelhos telefônicos, com 327 reclamações, informática com 253 registros, e aparelhos de televisão com 117 reclamações.

 

Confira os principais problemas reclamados na área de venda de produtos:

APARELHO TELEFONICO

327

INFORMÁTICA

253

APARELHO DE TELEVISÃO

117

Produto com dano/defeitos

103

Produto com dano/defeitos

78

Produto com dano/defeitos

36

Falta de assistência técnica

65

Falta de assistência técnica

50

Produto deixado para conserto

22

Produto deixado para conserto

57

Produto deixado para conserto

50

Falta de assistência

16

 

Em terceiro lugar, a área mais reclamada é a de assuntos financeiros, no qual a maioria das reclamações envolve cartão de crédito (621), reclamações contra bancos (439), financeiras (299).

 

Saiba as principais reclamações na área de assuntos financeiros:

CARTÃO DE CRÉDITO

621

BANCO

439

FINANCEIRA

299

Cobrança indevida

190

Cobrança indevida

83

Cobrança indevida

62

Cobrança de serviço/produto não solicitado

67

ATENDIMENTO-fila, demora, descaso, insatisfatorio,etc

62

Antecipação/quitação de financiamento

43

Cancelamento de serviço

64

Antecipação/quitação de financiamento

53

Descumprimento de Oferta

21

Mais informações com o coordenador executivo do Procon, Rodrigo Brum, pelo telefone 3345-0396.

 

Foto: Divulgação

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