Guarda Municipal prende suspeito por tentativa de furto na zona leste
Confira outros atendimentos realizados pelas equipes operacionais entre os dias 21 e 23 de junho

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) divulga o balanço das principais ocorrências e atendimentos realizados pelas equipes operacionais durante o final de semana, entre os dias 21 e 23 de junho.
A central de emergência 153 da Guarda Municipal de Londrina foi acionada por volta das 2h de sábado (23), para verificar uma suspeita de invasão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região leste. O solicitante informou que havia visualizado um homem no interior do prédio.
A viatura que realiza ronda preventiva pela região foi localizada e despachada para realizar o atendimento. Ao chegar no endereço os guardas visualizaram o suspeito em cima do telhado e deram voz de abordagem. O homem confessou que estava tentando furtar fios elétricos da unidade.
Os guardas municipais realizaram uma vistoria e identificaram danos no telhado do prédio. O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a central de flagrante da Polícia Civil. Ele vai responder por dano ao patrimônio público e tentativa de furto.

Apoio ao Samu
A Guarda Municipal de Londrina foi acionada para prestar apoio à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por volta das 23h30, durante uma ocorrência envolvendo um homem de 30 anos que estava em surto psicótico. Segundo a solicitante, o homem estava bastante agressivo e proferindo ameaças de morte contra os vizinhos.
Quando os guardas chegaram no endereço e conversaram com os solicitantes, eles relataram que o jovem havia ingerido bebida alcoólica e utilizado entorpecentes antes da confusão começar. Em seguida os guardas municipais visualizaram o homem com duas facas nas mãos, dentro da garagem da casa.
A equipe tentou negociar pedindo para que ele soltasse os objetos, porém ele avançou com a faca em direção ao atendente do Samu, colocando a vida do servidor em risco. Imediatamente um dos guardas realizou um disparo da arma de eletrochoque, mas não surtiu efeito.
Outros dois disparos foram realizados, conforme indica o manual do fabricante do equipamento, porém também não surtiram efeito. O suspeito continuou tentando acertar os servidores do Samu, que só não foram atingidos porque conseguiram se esquivar.
A equipe de guardas municipais verbalizou a todo momento para que o homem largasse as facas, sem sucesso, até que ele avançou para cima de um dos guardas e foi necessário o uso da arma de fogo para contê-lo. Ele caiu no chão segurando uma das facas.
Um médico do Samu esteve presente no local da ocorrência e atestou o óbito do rapaz. Na sequência a Polícia Científica foi acionada para realizar o encaminhamento do corpo para o Instituto Médico Legal (IML). Nenhum dos servidores ficou ferido.
Achado de entorpecentes
Uma equipe da Guarda Municipal realizava ronda preventiva pelo entorno da capela mortuária do Jardim Maracanã, região oeste, por volta das 15h de sexta-feira (21). Ao realizar uma vistoria na parte interna do prédio público a equipe localizou uma sacola com 96 porções de entorpecentes próximo a uma árvore.
Ao todo foram localizadas 61 pedras de crack, 28 buchas de maconha e sete pinos de cocaína. As substâncias estavam todas fracionadas para serem comercializadas e não foi localizado o responsável por deixar os objetos no local. Os itens foram apreendidos e encaminhados para delegacia de plantão. A ocorrência contou com o apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC) da GM.
Agressão
A Guarda Municipal foi chamada para atender uma ocorrência de agressão contra um funcionário de uma empresa de transportes de passageiros ocorrida no interior do Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), por volta das 23h59 de sábado (22).
Rapidamente a viatura que faz ronda pela área foi até o local para verificar. Ao chegar no local, a equipe localizou o suspeito pelo crime contido pelos funcionários e a vítima informou que gostaria de formalizar a queixa na delegacia.

O suspeito pela agressão recebeu voz de prisão em flagrante. Uma pessoa que testemunhou a agressão compareceu à delegacia para prestar depoimento. O motivo da violência não foi revelado.
Demais atendimentos
Durante o final de semana as equipes do setor operacional da Guarda Municipal de Londrina intensificaram o patrulhamento preventivo pela zona urbana e rural. O serviço de segurança pública foi intensificado ao redor das unidades de saúde, áreas de lazer, centros esportivos, praças, entre outros locais onde havia concentração de pessoas. A Guarda Municipal segue à disposição da população por meio do aplicativo 153 Cidadão, ou pelo telefone de emergência 153.