Destaques

Prefeitura adquire novas ambulâncias

Melhora na qualidade, agilidade no atendimento e manutenção preventiva serão alguns dos benefícios que a população vai sentir com os novos veículos

SamuTeleconferenciaLJP

Para melhor atender a população que necessita dos serviços de urgência e emergência em saúde, a Prefeitura encaminhou à Secretaria de Gestão Pública o pedido para a compra de três novas ambulâncias para o Samu e o Siate. Elas serão as primeiras ambulâncias adquiridas com recursos próprios do município em Londrina. Além delas, outras quatro serão enviadas a Londrina pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA).

Cada ambulância que o município comprará custa, em média, R$ 250 mil, o que soma R$ 750 mil investidos. Elas serão utilizadas para os atendimentos das ocorrências do complexo regulador de saúde. Em Londrina, o Samu recebe diariamente cerca de 350 chamados entre os que necessitam de deslocamento dos veículos e os de telemedicina (aqueles em que o médico resolve o problema via telefone). Destes chamados, as ambulâncias são utilizadas em até 150 ocorrências, por isso elas chegam a rodar cerca de 400 km por dia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde em exercício, Suzana Verlingue Rodrigues, atualmente o município conta com três ambulâncias de suporte básico, uma para suporte avançado, um veículo de intervenção rápida (VIR) e um para transporte simples, além do serviço aeromédico. Antes do prefeito Alexandre Kireeff assumir, Londrina contava com apenas uma ambulância com mais de 1 milhão de quilômetros rodados.

Suzana Rodrigues destacou que as novas ambulâncias farão a reposição das antigas, que estão com mais de dois anos de uso e muitos quilômetros rodados. Ela disse ainda que com esta reposição será dado mais qualidade ao atendimento, mais agilidade e será possível fazer a manutenção preventiva, que não foi possível até o momento. “Aquelas que estiverem melhor vão rodar e as piores serão substituídas, assim poderemos fazer um rodízio de manutenção entre elas. Isso é nosso sonho, porque atualmente não é possível retirar o veículo para a manutenção sem deixar a população desassistida”, explicou Suzana.

As três ambulâncias adquiridas pela Prefeitura devem ser entregues até junho deste ano. Já aquelas cedidas pelo governo do Paraná devem começar a ser usadas a partir de abril. A Prefeitura também fez um pedido ao governo federal para a aquisição de outras duas ambulâncias. Porém, o governo municipal ainda aguarda a resposta.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos