Saúde intensifica ações de combate à dengue
Equipe do setor de Endemias fará visitas para eliminar criadouros. Fumacê será aplicado em vários bairros nos dias 12, 13 e 16 de março
Devido ao aumento de notificações e casos confirmados de dengue em alguns bairros de Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypt. Nesta quinta-feira (12), sexta-feira (13) e na segunda-feira (dia 16) serão atendidos os jardins Tokio e Santo Antônio (região oeste), jardins Leblon, São Jorge e Imagawa (região norte), e jardins Vania, Moringão, Vila Nova e Zerão (região central).
Os agentes de endemias farão as visitas domiciliares com o propósito de eliminar e remover os criadouros do mosquito. Eles levarão informações sobre o fumacê, que está sendo feito na cidade, aos moradores. O fumacê será aplicado no período da manhã e no final da tarde, se as condições climáticas forem favoráveis.
“A ajuda da população é de fundamental importância no combate à dengue. Precisamos da colaboração de todos e solicitamos que atendam os agentes e recebam as informações para realizar os cuidados necessários a fim de evitar a proliferação do mosquito”, ressaltou a coordenadora do setor de Endemias, Diana Martins.
Com relação ao fumacê, a orientação da coordenadora é para que as pessoas deixem as portas e janelas abertas, não esquecendo de proteger os alimentos e a água de consumo humano e a dos animais de estimação. “Caso tenha os sintomas, o paciente deve procurar o atendimento médico. Aqueles que têm exames para coletar (sorologia para dengue) devem comparecer a Unidade Básica de Saúde na data agendada”, reforçou.
Ação de recuperação – Neste sábado (14), a partir das 8 horas, os agentes do setor de Endemias realizam ação de recuperação em casas que não receberam visitas dos agentes, pois estavam fechadas. Nas visitas os agentes fazem a remoção dos criadouros, dão orientações aos moradores e aplicam veneno para matar os ovos do mosquito. Para tirar dúvidas e denunciar locais que tenham focos do mosquito, basta ligar no Disque Dengue (0800 4001 893), das 8 às 14 horas.
Números da dengue em 2015 – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (dia12) o boletim com dados atualizados da dengue em Londrina. Entre 1º de janeiro e 12 de março houve 1.325 notificações de casos da doença. Desse total, 164 casos foram confirmados, 361 descartados e outros 777 estão aguardando resultados de exames.
Fotos: Arquivo