Destaques

Telemedicina aproxima pacientes da UPA de cardiologistas do HU

HUTEC.assinatura.V2

Sistema resulta em um atendimento mais rápido e eficaz aos pacientes que precisam de um diagnóstico de cardiologista  

 

HUTEC.assinatura.V3A Autarquia Municipal de Saúde assinou na manhã desta quarta-feira (1), um termo de cooperação técnica com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Hospital Universitário Regional Norte do Paraná (HUTec). A solenidade foi realizada na sede da UPA, na avenida Arthur Thomas, nº 2.390, região oeste.

O termo possibilita que clínicos gerais, que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, compartilhem exames médicos e o histórico dos pacientes com cardiologistas do Hospital Universitário (HU). O compartilhamento é feito através de um aplicativo no momento da consulta, resultando em maior agilidade no atendimento às pessoas que precisam de um diagnóstico mais preciso.

O sistema de Telemedicina Mobile Sincrônica já vem sendo utilizado na UPA do Jardim Sabará, desde dezembro de 2014, em fase de testes. Agora, o termo oficializa a parceria, que permanecerá em fase de testes por mais seis meses. Após este período a intenção é ampliar o atendimento para outras unidades e especialidades. Ao todo 11 cardiologistas do HU prestam o atendimento remoto aos pacientes da UPA. A princípio a parceria não traz custos para prefeitura, porque os médicos especialistas são plantonistas contratados pelo HU.

HUTEC.assinatura.VPO secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, ressaltou que a parceria trará melhorias no atendimento à população e citou  o motivo da escolha da especialidade de cardiologia para iniciar a assistência. “O mais importante no atendimento na área de cardiologia, principalmente em relação a infartos, é o tempo. Hoje, através deste sistema, estamos conseguindo diminuir muito o tempo do início do tratamento, evitando que muitas pessoas venham a óbito”, disse.

Para o promotor de Direitos Constitucionais, Saúde Pública e Saúde do Trabalhador, Paulo Tavares, a assinatura do termo significa avanços para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para os usuários atendidos pela UPA. “A Telemedicina é utilizada nos países mais desenvolvidos há muito tempo. Demorou para o Brasil aderir a esta forma de medicina mais rápida e resolutiva para os usuários do SUS. Temos a certeza de que esta iniciativa dará certo no município”, disse.

Funcionamento – Um dos desenvolvedores do projeto, o médico Manoel Fernandes Canesin, que também é coordenador da Telemedicina Brasil, explicou que o aplicativo permite o envio dos dados através de smartphones, tablets ou computadores. Ele informou que é possível compartilhar tanto a história clínica do paciente e o que ele está sentindo no momento da consulta, quanto exames em geral, como eletrocardiograma, raio x e hemograma.

Canesin explicou que o compartilhamento dos dados é feito no momento em que o paciente está sendo atendido na UPA. “O médico abre um chat (conversa), compartilha as informações e depois tudo isso é impresso e anexado no prontuário do paciente na UPA. Basicamente estamos colocando especialistas nas unidades remotas”, ressaltou.

O médico informou ainda que é possível resolver em torno de 80% dos eventos ocorridos nas próprias Unidades de Pronto Atendimento, sem a necessidade de transferências para unidades terciárias. “Com isso, evitamos a superlotações nas terciárias”, ressaltou. Ele lembrou ainda que trata-se de um aplicativo inédito no Brasil.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura, o presidente da fundação HUTec, Ascêncio Garcia Lopes Junior; a diretora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Andressa Zocoler; a gerente da UPA do Jardim Sabará, Fátima Ruiz, o coordenador médico da UPA, Laércio Ceconello e outros funcionários da Secretaria, além da comunidade local.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos