“Do arco e da Flecha ao Berimbau” é tema do “Quartas Criativas” desta semana
A leitura do livro acontecerá nesta quarta (13) e qualquer pessoa pode participar, sem restrição de idade; a entrada é gratuita

O que o arco e flecha, usados há mais de 30 mil anos, tem a ver com o berimbau, que vemos nas rodas de capoeira hoje em dia? Esse é o tema do livro “Do arco e da Flecha ao Berimbau”, abordado na próxima edição do projeto “Quartas Criativas: Entre Livros e Artes”. A ação acontecerá na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro), nesta quarta-feira (13), com duas sessões, uma às 9h30 e a outra às 14h30. A entrada é gratuita, sem restrições de idade e não é necessário fazer inscrição prévia.
A leitura do livro será feita pela professora e pedagoga Renata Suzue, responsável pelo projeto literário. Entre o público desta semana, já está confirmada a presença dos alunos do 2º ano do fundamental I da Escola Municipal Professora Geni Ferreira.
O livro desta semana foi escrito por Rui Rosa e ilustrado por Camilo Martins. Por meio das palavras e das ilustrações, os dois autores promovem uma viagem ao passado, há cerca de 30 mil anos, no tempo que o homem caçava com arco e flecha.

A ideia é explicar, de forma lúdica, como uma ferramenta de caça, aos poucos, deu origem aos instrumentos de corda, como o berimbau, usados na música. O texto busca mostrar como a cultura do passado, nesse caso vinda do continente africano, está ligada com a cultura hoje, no Brasil.
Após a leitura, a professora Renata Suzue inicia um momento de reflexão, discutindo sobre a mensagem do livro. “Toda partilha cultural faz com que o leitor, as crianças e os adultos possam refletir sobre o preconceito. Essa obra nos mostra como o racismo não faz sentido existir, uma vez que o Brasil é uma verdadeira colcha de retalhos de culturas diferentes”, explicou a pedagoga.
O projeto “Quartas Criativas: entre livros e arte” é realizado, desde 2022, pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas. A iniciativa foi idealizada pela professora Renata Suzue Ogata, com o objetivo de oferecer oficinas criativas. Até o momento, o projeto é ofertado exclusivamente na Biblioteca Infantil.
Texto por: Lucas Worobel, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.