Fotógrafo lança livro na Vila Cultural Grafatório
“Travessia”, de Guilherme Maranhão, contém imagens inusitadas obtidas através de filmes com data de validade vencida
Nesta quinta-feira (30), às 15 horas, na Vila Cultural Grafatório, vai acontecer o lançamento do livro, “Travessia”, do fotógrafo Guilherme Maranhão. A publicação traz imagens com efeitos inusitados, obtidos após a revelação de filmes fotográficos com mais de 20 anos. A entrada é gratuita e os livros serão distribuídos aos presentes no lançamento. A Vila Cultural Grafatório fica na avenida Paul Harris, 1575.
O livro “Travessia” contém 63 imagens feitas em 2011, a partir de filmes virgens guardados há mais de 20 anos e que continham fungos e outros agentes. “Essa descoberta foi uma das coisas mais impressionantes que vi como fotógrafo”, disse Guilherme Maranhão.
O projeto que deu origem ao livro ganhou o prêmio Marc Ferrez em fotografia, no ano passado. No lançamento, Maranhão vai falar sobre suas pesquisas com fotografia e também sobre o processo de criação das imagens que compõem o livro “Travessia”.
Incentivo às Artes Gráficas – A Vila Cultural Grafatório tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e é voltada a todos os artistas, professores e interessados em artes gráficas. No local são realizadas exposições, oficinas, grupos de estudos e palestras através de quatro linhas de ação: investigação e experimentação, capacitação, produção e difusão. O local possui estrutura apropriada para receber o público com sala de estudos, sala de produção gráfica, laboratório de serigrafia e laboratório de fotografia.
Foto: divulgação