Kireeff vai apresentar propostas de incentivo à inovação tecnológica
Prefeito de Londrina irá sancionar um decreto municipal e um projeto de lei, nesta quarta-feira (6), na abertura do Fórum Eletrometalcon 2015
Durante a abertura do Fórum Eletrometalcon 2015, cuja solenidade acontece nesta quarta-feira (6), às 19h30, no auditório do Senai Londrina, o prefeito Alexandre Kireeff irá apresentar duas propostas de incremento voltadas à área de ciência e tecnologia. Trata-se de um projeto e de lei e um decreto municipal que irão incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica, além de auxiliar no desenvolvimento de ambientes inovadores em Londrina.
O projeto de lei, que será protocolado nesta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de Londrina, cria o Programa Municipal de Incentivo à Inovação (PROMIN), destinado ao patrocínio de projetos de inovação tecnológica e científica. Empresas do ramo de Tecnologia de Informação (TI), agronegócios poderão participar como proponentes de projetos inovadores. A organização é semelhante ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). “Ou seja, teremos recursos públicos que vão apoiar financeiramente os projetos inovadores”, salienta o prefeito Alexandre Kireeff. O valor dos recursos ainda será definido.
De acordo com o projeto, será estabelecido um comitê gestor, com gerência do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) em conjunto com o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Os recursos financeiros utilizados pelo PROMIN serão provenientes do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Londrina (FACITEL).
Já o decreto municipal nº 537, que será sancionado pelo prefeito no evento da Eletrometalcon, denomina “Distrito Tecnológico” o perímetro que tem início no cruzamento da Rua Amapá com a Rio Grande do Sul e compreende partes das ruas Jacob Bartolomeu Minatti, Arcebispo Dom Geraldo Fernandes e Bahia, todas situadas na região Zona Comercial 1(ZC-1), Zona Comercial 3(ZC-3) e Zona Residencial 4(ZR-4). A criação do distrito será regulamentada através de lei específica.
O objetivo de ambas as propostas é incentivar também a formação de empresas startup’s, voltadas para a criação de soluções inovadoras. Com isso, haveria atração de empresas econômica e ambientalmente sustentáveis, formação e retenção de profissionais qualificados, além de geração de mais receitas para o município. “Teríamos o fortalecimento da economia local e também a aplicação do conhecimento científico produzido em nossas universidades”, disse Kireeff.
Palestra – O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, vai ministrar a palestra de abertura do Fórum Eletrometalcon 2015. Ele vai abordar “O papel da inovação no desenvolvimento de Londrina”. O Fórum Eletrometalcon 2015 será aberto nesta quarta(6) ,às 19h30, no auditório do Senai em Londrina (Rua Belém, 844,) e prossegue até o dia quinta-feira (7).