Web-série Retratos Filmados estreia nesta quarta-feira (13)
Projeto londrinense resgata a poesia da memória de moradores da região oeste da cidade
A partir de quarta-feira (13), às 14 horas, o público poderá assistir, semanalmente, um episódio da web-série “Retratos Filmados”, que traz a memória afetiva dos moradores da comunidade da região oeste de Londrina. Os episódios serão disponibilizados toda quarta-feira, às 14 horas, na página do facebook do projeto e no blog do Cineclube Ahoramágica. No total serão 14 pequenos documentários, de 10 a 15 minutos, com diversos personagens e histórias dos moradores.
Os “documentários-poesia”, como são chamado pelos realizadores, fazem parte de um projeto realizado pelo Cineclube Ahoramágica, em parceria com a Associação Ciranda da Cultura, e contam com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e também do governo federal, através do “Programa Pontos de Memória” do Instituto Brasileiro de Museus/MinC, que viabilizou recursos para compra de equipamento para a produção dos vídeos.
O coordenador do projeto, Luis Mioto, explicou que, para a viabilização do projeto, o Cineclube esteve junto à comunidade da região oeste, de março a dezembro de 2014, coletando vídeos que dialogassem com a memória dos moradores. “Foi uma maneira de sentirmos a memória, de criarmos a história, de fazermos cinema e de encontrarmos uns aos outros”, destacou.
Mioto adiantou um pouco sobre o conteúdo do primeiro vídeo, que conta a história de um artista sonhador, que trabalha com mosaicos e origamis. “A intenção é mostrar o cotidiano de pessoas simples, moradoras da periferia da região oeste. Queremos mostrar, ao público, que a poesia existe em todos os lugares”, ressaltou. O coordenador disse, ainda, que o projeto resgata, também, um pouco da história de Londrina, contada através de relatos de moradores antigos da região oeste.
No dia 16 de agosto, após a exibição da temporada completa na internet, será realizado o lançamento do DVD da série junto à comunidade protagonista, na Associação Ciranda da Cultura, Rua Francisco Quessada, 10, Conjunto Avelino Vieira, região oeste de Londrina. O horário ainda será definido pelos organizadores. Neste dia haverá exibição de todos os “vídeos-poesias” e bate papo com os participantes do projeto. Também em agosto serão realizadas exibições abertas ao público londrinense de toda a temporada. A data ainda será definida.
A série será disponibilizada na internet através dos endereços eletrônicos www.ahoramagica.blogspot.com e www.facebook.com/retratosfilmados
Foto: divulgação