Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente encerra amanhã(16)

Um ato público contra o abuso sexual de crianças e adolescentes vai encerrar a conferência, neste sábado (16), às 10 horas, no Calçadão
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu início ontem (14) a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que encerra no sábado (16) com um ato público no Calçadão de Londrina. A cerimônia aconteceu no auditório do Sest/Senat, com 200 convidados.
Este ano o tema da conferência é “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A abertura contou com a participação da orquestra mirim “Solidariedade Sempre”, com 38 crianças e adolescentes. Jovens do grupo Vozes do Gueto apresentaram um rap falando sobre a importância da paz e da situação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Uma das principais palestras foi da professora doutora em direito da Universidade de São Paulo (USP), Denise Auad. Ela falou sobre “Estrutura e Funcionamento dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente” e orientou a respeito da utilização dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Entre os participantes na solenidade de abertura, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamonica de Oliveira; as juízas de direito da Vara da Infância e Juventude, Claudia Catafesta e Camila Tereza Gutzlaff; a juíza de direito da 6ª Vara Criminal do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e de Crimes Contra a Criança e Adolescente, Zilda Romero; o promotor de justiça da Infância e da Juventude, Leonardo Nogueira da Silva e o procurador do Trabalho, Marcelo Adriano da Silva.
Ato Público – Para encerrar a IX Conferência, o CMDCA vai fazer uma grande mobilização no calçadão de Londrina contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, neste sábado (16) às 10 horas. O ato público terá a participação de diversas entidades socioassistênciais que vão juntas caminhar até a Concha Acústica onde haverá apresentações de dança e música. A concentração começa às 9 horas no início do Calçadão, na avenida Paraná, com a Hugo Cabral.
Durante a ação estarão presentes profissionais da área e diversas instituições socioassistenciais, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Guarda-Mirim de Londrina, Adama e o grupo de rap Vozes do Gueto que vão fazer apresentações artísticas. “Queremos marcar esse dia e conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção dos direitos da criança e do adolescente de qualquer tipo de violência”, enfatizou a presidente do CMDCA, Nanci Skau kemmer.
A mobilização também marca o dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que tem o tema “Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater”. As denúncias contra o abuso e exploração de menores podem ser feitas com sigilo pelo serviço Disque 100.
A IX Conferência é realizada pelo CMDCA e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), Câmara Municipal de Londrina, Sindicato dos Bancários, Adama e instituições socioassistências de Londrina.
Fotos: Luiz Jacobs




