“Violência Contra o Adolescente e a Criança” é tema de formação

Diretores e professores da Rede Municipal de Educação recebem formação continuada na Supercreche
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação está realizando a formação “Violência Contra o Adolescente e a Criança” que faz parte da Escola de Gestores. A formação é destinada aos diretores de escolas municipais, centros municipais de educação infantil (CMEIs) e centros de educação infantis filantrópicos (CEIs). A ação está sendo realizada no Centro de Educação Infantil Valéria Veronezzi, na rua Benjamin Constant, 800. A ação teve início na manhã de hoje(19) e prossegue amanhã, das 8 às 17h30.
Professores que pretendem se candidatar ao cargo de direção também puderam se inscrever para participar. O tema da formação do mês de maio faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Semana de Combate à Violência contra Criança e do Adolescente.
Segundo a coordenadora do projeto e gerente de Ensino Fundamental, Viviane Barbosa Perez, o objetivo é conhecer o protocolo e o fluxo de atendimento da criança e adolescente vítima de violência. “O diretor precisa saber como proceder em certas situações e nós somos responsáveis pela superação da violência”, afirmou.
O intuito da formação é que os diretores conheçam efetivamente a função do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas III) e da Comissão de Casos Especiais (Conse), que são responsáveis por analisar e discutir os casos de denúncia de violência contra a criança e o adolescente, e também o fluxo de atendimento e o processo de encaminhamento da ocorrência. Os participantes também terão estudo de caso com situações do cotidiano.
Para a diretora da Escola Municipal Santos Dumont, Lucia Cristina Santos, a formação está sendo crucial para a gestão das escolas, abordando vários assuntos do cotidiano. “O conhecimento que estou adquirindo nessa formação está sendo aplicado com efetividade na escola”, disse.
Escola de Gestores – Foi implementada pelo Decreto 1.114 de 1º de setembro de 2014 que instituiu a formação continuada de gestores como política pública municipal. Desde então, o curso é um dos critérios legais obrigatório para candidatar-se à direção escolar nas unidades de ensino municipais e permanência na função.
Fotos: Luiz Jacobs




