Palcos Musicais terá apresentação de viola caipira

O músico a se apresentar será o violeiro João Paulo Amaral, que se dedica a mais de dez anos na pesquisa e estudo sobre viola caipira
Nesta sexta (22) a Série Palcos Musicais recebe apresentação do violeiro João Paulo Amaral. Ele se apresenta às 20 horas no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, na rua Benjamim Constant, 900. O evento conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), John Deere/Horizon e Unimed. A entrada é gratuita.
João Paulo é músico, compositor e arranjador. Sua apresentação trará um repertório com obras próprias e também de outros compositores, como Tião Carreiro. O espetáculo integra a Semana do Café em Londrina que acontece do dia 21 ao dia 24 de maio no Museu.
“É muito importante trazermos um pouco da viola caipira para a Série Palcos Musicais, porque devemos trabalhar com todos os perfis musicais. A apresentação de João Paulo integra a Semana do Café, com isso visamos resgatar raízes e fazer com que as pessoas conheçam um pouco da história rural de Londrina,” ressaltou a coordenadora da Série Palcos Musicais, Irina Ratcheva.
O músico se dedica há mais de dez anos no estudo de viola caipira e conta com diversas experiências em palcos nacionais e internacionais. João Paulo é mestre em música pela Universidade Estadual de Campinas e sua pesquisa sobre viola caipira teve como base a obra instrumental de Tião Carreiro.
Workshop – No sábado (23), o músico João Paulo Amaral ministrará um workshop sobre Viola Caipira. Será às 9 horas na Sonkey, que fica na rua Senador Souza Naves, 9. O valor da inscrição é de R$ 30 para ouvintes e R$60 para participantes e podem ser feitas na hora.
O workshop contará com um bate-papo com o músico sobre viola e música caipira. Além de trazer temas sobre o livro de João Paulo, “Viola Caipira – arranjos instrumentais de músicas tradicionais” e uma discussão sobre o estilo musical do violeiro Tião Carreiro. Pessoas que tenham iniciação em viola poderão levar seus instrumentos para realizar alguns exercícios práticos.
Foto: divulgação




