Cidade

Escolas municipais trabalham com projetos de sustentabilidade

Por meio de hortas, escolas  trabalham a interdisciplinaridade e ensinam aos alunos sobre como cuidar da terra para preservar o meio ambiente

 

horta.joaquim.vicente.D2A Secretaria Municipal de Educação está incentivando o desenvolvimento de educação sustentável no aprendizado dos alunos do município. Por meio do concurso “Gestores Inovadores”, a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, está implantando o projeto “Sustentabilidade – Joaquim por um mundo melhor”. Nele, crianças estão aprendendo a cultivar a terra e a captar água da chuva para ser reaproveitada. O projeto é desenvolvido no contraturno escolar. A escola fica na rua Presidente Abraham Lincoln, 70, Conjunto Anibal Siqueira Cabral.

O projeto foi desenvolvido em conjunto com os alunos, para que eles se envolvam e aprendam sobre os conceitos de sustentabilidade e como cultivar o próprio alimento. Cada aluno trouxe uma garrafa e recebeu terra com adubo e sementes de alface, almeirão, rúcula, salsinha, cebolinha e beterraba. Para completar, a escola recebeu o apoio da Sanepar para implantar um sistema de captação de água da chuva. A água vai ser usada para regar a horta e lavar a quadra da escola.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Flaviani Baraldi Bonacin, os alunos ficam empolgados com o cultivo da horta, trazem os pais para verem e aprendem muito mais. “Conseguimos trabalhar a horta em diferentes matérias, produção textual, ciências e sustentabilidade, as épocas do ano e o que acontece com as plantas em cada uma. Cada professor insere a horta no contexto da sua matéria”, destaca.horta.joaquim.vicente.DP1

Além da horta, o projeto inclui atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. São elas: reciclagem, composteira, palestra, pintura dos muros com grafite, descarte de eletrônicos, merenda escolar, concurso de talentos sustentáveis, livro de receitas e “adote uma caneca”. As crianças também estão participando de um concurso que vai escolher a melhor logo para o projeto “Sustentabilidade – Joaquim por um mundo melhor”. Quatro propostas dos alunos serão escolhidas, e a melhor vai receber uma bicicleta como prêmio no dia 10 de junho às 16 horas, no pátio da escola.

Patrimônio Selva – Os alunos da Escola Municipal Jadir Dutra de Souza, no Patrimônio Selva, também participaram da implantação de uma horta sustentável em abril de 2014. Segundo a professora de horta e jardinagem, Rosana Maria Ferreira Fontes, as turmas se dividem e cada uma cuida de uma parte por dia. A horta também é usada como tema em diferentes disciplinas, como: matemática, geometria, português e ciências.

 

Foto: divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos