13ª Conferência Municipal de Saúde será aberta na sexta (19)
Serão eleitas as entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde, para o quadriênio 2015-2019
A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem, entre os dias 19 e 21 de junho, a 13ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade – Direito do Povo Brasileiro”. São esperadas 350 participantes, entre delegados do segmento de gestores, trabalhadores, prestadores e usuários, além de convidados. O evento acontece no Anfiteatro da Unifil, na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1.626, centro. A abertura será às 19 horas. Nos dias 20 e 21 a conferência vai começar às 8 horas.
O objetivo é reunir a sociedade civil organizada para analisar a área da saúde no município e definir as diretrizes para o próximo quadriênio, além de eleger os delegados para a 11ª Conferência Estadual de Saúde e as entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde na gestão 2015-2019. Para sua realização, foram realizadas quatro pré-conferências, em maio, com a participação da população de cerca de 500 pessoas.
A secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Oliveira Bavia, ressaltou que o encontro representa um espaço amplo e democrático de discussão das políticas públicas de saúde e gestão participativa. “A conferência é um foro legítimo, com a representação de diferentes organizações sociais da nossa cidade”, disse.
Na abertura, no dia 19, o Grupo PS Brasil – Centro de Danças Urbanas de Londrina fará uma apresentação cultural e, na sequência, o especialista em Saúde Pública, Armando Raggio, fará uma palestra sobre o tema geral da conferência. No dia 20 a promotora de justiça, Fernanda Garcez, ministrará a palestra “Pluralidade, Financiamento e Participação da Comunidade na Política Pública de Saúde”.
O evento contará, também, com debates e grupos de trabalho, compostos por usuários, gestores, trabalhadores e prestadores de saúde. Eles formularão propostas relacionadas à saúde do município.