Estudantes de CMEI lançam primeiro Jornal da Criança
O projeto visa promover cidadania por meio do contato com a construção de um jornal; foram distribuídos 150 exemplares para a comunidade
Nesta última terça (16), 21 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marisa Arruda dos Santos lançaram a primeira edição do Jornal da Criança. O jornal terá três edições este ano e é um projeto em parceria com a ONG Comunicação e Cultura de Fortaleza-CE. O CMEI fica na rua Salim Sahao, 778, no jardim Alto da Boa Vista.
O Projeto Jornal da Criança começou no início do ano letivo com estudantes do Ensino Infantil 6. Elas aprenderam as funções do jornal, conteúdo, objetividade, clareza, criticidade, entre outros temas abordados pela professora Gleisse Cristiane Serra Martins. De acordo com a docente, o trabalho é resultado de um convite feito pela ONG Comunicação e Cultura para trabalhar a construção de um jornal com os alunos.
A professora passou por curso na ONG durante as férias de janeiro, e lá aprendeu a metodologia de ensino que seria aplicado às crianças. “Eu fiz o curso oferecido pela ONG e quando iniciamos as aulas sugeri o projeto aos alunos, eles aceitaram e começamos a trabalhar com jornais locais e nacionais.”
Com apoio pedagógico, os alunos decidiram coletivamente todos os assuntos que seriam abordados no jornal dentre os conteúdos que eles tinham estudado durante o semestre. “Foi muito bom ver o retorno e a consciência deles do quanto aprenderam desde o inicio do ano. Eles desenvolveram a criticidade, uma consciência do papel da mídia e hoje trazem informações para serem discutidas em sala de aula,” ressaltou a professora.
A tiragem de 150 exemplares foi distribuída à comunidade escolar, professores, pais, familiares, entre outros. De acordo com a professora o resultado está sendo ótimo com as famílias, todos estão empolgados e as crianças estão refletindo sobre a sua própria aprendizagem.
Foto: divulgação




