Cidadão

Encontro regional sobre lúpus será realizado em julho

Intenção é debater e conscientizar a população de que a doença é tratável e não contagiosa

 

Londrina vai sediar o 1º Encontro Regional para a Conscientização sobre o Lúpus, no dia 4 de julho, das 8 às 12 horas, na Câmara Municipal de Londrina, Rua Governador Parigot de Souza, 145.  Na programação estão previstas cinco palestras sobre o lúpus, doença autoimune, mais frequente em mulheres, caracterizada pela formação de autoanticorpos que agem contra os próprios tecidos do organismo. Qualquer pessoa poderá participar e as inscrições serão feitas somente no dia do evento.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, disse que a intenção é debater sobre LupusDPo lúpus e conscientizar a população de que a doença é tratável e não contagiosa, embora não tenha cura. A secretária ressaltou que  90% dos casos ocorrem em mulheres e que as discussões são importantes também para a conscientização dos doentes. “O tratamento é muito importante porque as reações da doença podem diminuir com os remédios e muitas pessoas ainda têm vergonha de falar que têm lúpus e, por isso, deixam de procurar o medicamento na rede pública”, disse.

Durante o evento estão previstas as palestras Introdução e Epidemiologia do Lúpus; Visão da Sociedade Paranaense de Reumatologia e Dados da  Biobadabrasil, objetivando popularizar a especialidade e conscientizar a população sobre o Lúpus; Manifestações Renais em Pacientes com Lúpus; Manifestações Dermatológicas em Pacientes com Lúpus e Manifestações Cardiológicas em Pacientes com Lúpus.

O evento deverá contar com a presença de Michele Caputo Neto, secretário de Saúde do Estado do Paraná; Mohamad El Kadri, secretário municipal de Saúde; Arnaldo Zubioli, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná; Antônio Caetano de Paula, presidente da Associação Médica de Londrina (AML); Marco Antonio da Rocha Loures, presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia e Sandra de Souza, da Associação É Hora de Viver de Londrina.

A realização é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná; Sociedade Paranaense de Reumatologia e Associação É Hora de Viver, com apoio da  Secretaria Municipal de Saúde; Câmara Municipal de Londrina; Sindicato dos Bancários de Londrina e Região e Sindicato Nacional dos Aposentados. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone 3372-4106.

Dia oficial – O dia 10 de maio representa o “Dia Mundial de Atenção aos Doentes de Lúpus”. Por isso, para chamar a atenção da população sobre a doença, Londrina é a primeira cidade do Brasil a colocar a data no calendário oficial do Município. A Lei n° 12.148, de autoria da vereadora Elza Correia, foi sancionada ano passado pelo prefeito Alexandre Kireeff e institui uma Semana de Conscientização sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), de 4 a 10 maio.

Neste sentido, uma das ações realizadas este ano, foi o ato público para a conscientização sobre o lúpus, realizado no Calçadão de Londrina no dia 9 de maio. Foram distribuídos folders com informações sobre a doença e médicos reumatologistas estavam presentes para sanar as dúvidas da população. O público presente também pode aferir a pressão arterial, além de receber orientações sobre obesidade, uso não racional de medicamentos e o uso com acompanhamento médico dos remédios fitoterápicos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos