Cidade

Conferências debatem o direito humano à alimentação adequada

Promovidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, conferências propõem políticas para a área

 

AgriculturaLJPA Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA), realizou nos dias 19 e 22, duas pré-conferências municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, etapas preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (2ª CMSAN), que será realizada no dia 26 de junho, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, na rua Benjamin Constant, nº 800.

Participaram das pré-conferências 32 delegados, representantes de 23 entidades e instituições da sociedade civil organizada, que trataram dos desafios de Londrina para desenvolver a política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). “O debate foi produtivo porque além dos delegados estiveram presentes representantes da Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Embrapa, entre outros. Isso fez com que fossem levantadas questões importantes sobre SAN em nosso município”, destacou Maria Inez Passini Lima, diretora de Abastecimento da SMAA.

O destaque da diretora se dá, segundo ela, porque, pela primeira vez, Londrina realizará duas conferências, em conjunto, e por isso o envolvimento dessas instituições e órgãos públicos é fundamental. “Estamos unificando a 2ª CMSAN com a 1ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (1ª COMATER), oportunizando aos delegados dos dois eventos discutirem a importância da soberania alimentar, desde o ponto de vista do agricultor familiar e do técnico até quem consome, por meio de políticas de assistência, educação ou o consumidor, em geral”, complementou a diretora.

A junção das conferências de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), segue orientação do Governo Estadual, por meio da SEAB para todos os municípios paranaenses e o lema, apesar dos eixos serem específicos para cada área, é o mesmo: “Comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar”.  

Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Vitor dos Santos Junior, este é um momento especial para a secretaria. “Realizar duas conferências com assuntos tão essenciais, trazendo o rural e o urbano para falar sobre os problemas do agricultor familiar e as soluções que podem se apresentar, junto com pessoas que participam ou acompanham programas com interface de segurança alimentar, é um grande desafio para nossa equipe. Mas, temos certeza, também, será um momento que norteará várias ações e políticas, tanto para a área de SAN, quanto também para a promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, do qual um dos pilares fundamentais é o trabalho da ATER.”, frisou o secretário.

A 2ª CMSAN e a 1ª COMATER são realizadas pela Prefeitura de Londrina, por meio da SMAA, e contam com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB-PR), Instituto EMATER e CMDR e têm como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da Soberania Alimentar enquanto direito humano, assegurando a participação social e a gestão intersetorial para as políticas de SAN e para as de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (DRSS).

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos