Destaques

Sema distribui mudas de árvores na zona norte, neste sábado (22)

Retirada das 300 mudas pelos moradores vai ocorrer das 8h às 13h

Os moradores da Zona Norte de Londrina que desejam plantar árvores na calçada de casa, poderão retirar mudas disponibilizadas pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), neste sábado (22), das 8h às 13h, na Rua Luís Brugin (lateral da Praça do Maria Cecília).

A iniciativa busca conscientizar a comunidade sobre a importância da arborização urbana, incentivando o plantio de árvores como forma de melhorar a qualidade do ar, proporcionar sombra e contribuir para um ambiente mais sustentável.

Viveiro Municipal de Londrina. Foto: Emerson Dias / NCom

Na ocasião, as equipes do Viveiro Municipal e de Educação Ambiental da Sema estarão presentes para oferecer orientações sobre o plantio correto e os cuidados necessários com as árvores recém-plantadas.

O secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, explicou que a Sema planeja levar a ação também para outras regiões da cidade. “Tivemos um plantão especial de doação de mudas no Viveiro Municipal, e foi um sucesso. Agora, queremos ampliar essa iniciativa, levando mudas aos bairros e incentivando a participação ativa dos moradores na arborização urbana. Nossa meta é transformar Londrina em um espaço mais verde e sustentável, com o engajamento de toda a comunidade”, disse o secretário.

A iniciativa, segundo o Diretor de Áreas Verdes da Sema, Gerson Galdino busca uma aproximação maior com a comunidade para viabilizar uma cidade mais arborizada. “No dia a dia, percebemos que muitos imóveis ainda não possuem árvores, embora seja uma obrigação legal ter ao menos uma na calçada de cada propriedade. O nosso Viveiro Municipal está sempre à disposição para a retirada de mudas, mas, com essa ação, queremos nos aproximar ainda mais da comunidade, esclarecer dúvidas sobre o Viveiro e incentivar a arborização urbana”, pontuou.

Divulgação

A assessora de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, destaca ainda que a distribuição das mudas também representa um gesto de conexão e respeito com a natureza. “Mostrando que as árvores não são um incômodo, mas sim aliadas no nosso dia a dia. Precisamos olhar para tudo o que uma árvore nos oferece: sombra, ar puro, conforto térmico, abrigo para a biodiversidade e um ambiente mais bonito e saudável”, concluiu.

Como participar- Os moradores que desejem retirar suas mudas devem comparecer ao local com um comprovante de residência atualizado e um documento com foto de quem fará a retirada. Cada pessoa poderá retirar de uma a três mudas, dependendo do espaço disponível para plantio.

Para as calçadas embaixo da fiação elétrica, a Sema vai doar espécies de pequeno e médio porte, como lofantera; brinco de índio, ipê-branco, ipê-amarelo, resedá, cerejeira e dedaleiro. Para as que não estão sob a fiação, as opções são oiti; banaba; samambaia; canelinha; jacarandá-mimoso e ipê-rosa, consideradas mudas de médio e grande porte. No total, serão distribuídas 300 mudas.

Para quem precisar de apoio no plantio, a Sema vai fazer um cadastro para que a Secretaria o realize em outro momento, conforme a disponibilidade da equipe.

Texto: Maria Dalben, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos