Defesa Civil acompanha simulado anual de combate a incêndio em distribuidora de gás
Atividade realizada no Pool de Combustíveis simulou resgate de duas vítimas com queimaduras graves

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), acompanhou, na tarde desta quinta-feira (20) mais uma edição do simulado de combate a incêndio realizado por uma empresa distribuidora de gás, localizada no Pool de Combustíveis, região oeste da cidade.

A simulação tem como objetivo o aprimoramento das ações de segurança da Supergasbras, conforme previsto no Plano de Controle de Incidentes (PCI) e na Estrutura de Atendimento a Riscos (EAR) da empresa. A atividade permitirá ainda avaliar a eficácia do Plano de Emergência, identificar possíveis vulnerabilidades e otimizar os procedimentos operacionais, garantindo maior eficiência na resposta a situações de risco.
O coordenador-adjunto da Defesa Civil, Cilson Lima, avalia que a execução do simulado demonstrou que a empresa se preocupa com a segurança. “A Supergasbras executa anualmente simulados de emergência, trazendo para os funcionários a ampliação do seu conhecimento e melhora nas execuções de ações de resposta. Essas ações só demonstram a preocupação que a empresa tem com seus colaboradores, colocando sempre em primeiro lugar a preservação de vidas e depois o patrimônio da própria empresa. É uma empresa de referência que deve ser seguida pelas outras”, reforçou.

A atividade simulou um vazamento de gás GLP na casa de bombas da estação armazenadora, causando na sequência uma explosão após liberação de GLP durante o processo de transferência de gás da carreta para os tanques estacionários, causando queimaduras em duas vítimas.
O técnico de Segurança do Trabalho Luiz Laurindo Zamparo, avaliou positivamente a simulação. “A gente fica feliz porque o nosso simulado foi excepcional, as equipes trabalharam bem. Nós tivemos duas vítimas de explosão e incêndio, e uma remoção rápida e eficiente da equipe de primeiros socorros. Agradecemos a participação de todos os colaboradores e dos terceiros que estiveram envolvidos nesse simulado”, concluiu.
A empresa Supergasbras é membro do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), uma associação voluntária composta por empresas e por órgãos do poder público, com o objetivo de ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes. Mensalmente, o grupo se reúne para discutir estratégias de enfrentamento e ações preventivas.