Cidade

CMTU faz benfeitorias para revitalizar o anfiteatro do Zerão

A ação conjunta com a Secretaria de Obras, Sercomtel Iluminação e grafiteiros da cidade promoverá o espaço para atividades culturais

 

CmtuZeraoDPComeçou na segunda-feira, 29, as atividades de revitalização do anfiteatro do Zerão. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) está fazendo a pintura da “concha”, a qual deverá receber um trabalho diferenciado, artístico, desenhado por grafiteiros da cidade.

Dentre as melhorias, a troca e instalação de novas lixeiras também deverão ser realizadas pela CMTU nesta semana. E ainda reparos no corrimão de acesso ao anfiteatro e a pintura do bebedouro, próximo do local. A Secretaria Municipal de Obras fará a manutenção nos banheiros e na fiação elétrica, e a Sercomtel Iluminação deixará o local melhor iluminado e atrativo. “A ideia é oferecer um ambiente agradável para quem frequenta o Zerão. Com a parceria dos grafiteiros, acreditamos que o espaço ficará mais bonito, além de ser mais respeitado e cuidado pelo valor artístico do trabalho”, diz Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU, responsável pela equipe do sistema viário, que atua na revitalização.

Comunidade e poder público– A proposta de promover o Zerão foi construída em conjunto, com a participação de grupos que realizam atividades socioculturais e o poder público, no gabinete do vereador Mario Takahashi. A “obra final” será realizada no dia 10 de julho, com a estilização do anfiteatro durante o evento “2ª Super Concha”, de batalha de rimas, o qual reunirá competidores de Londrina e região e ainda artistas que participarão de um workshop de grafitagem, no sábado(11) e domingo (12).

Segundo o vereador, a união entre a sociedade e o poder público é bem-vinda e em situações como esta, de ocupação do espaço, faz com que todos “ganhem”, pois aquilo que não é utilizado pela comunidade torna-se alvo de depredação. “Tenho um bom relacionamento com os voluntários da Central Única das Favelas (CUFA) em Londrina, os quais desenvolvem atividades culturais e sociais. Então, o Washington Luís dos Santos, conhecido como Wmc, integrante e super atuante no movimento do hip hop, nos procurou com a proposta de utilizar o local para a popular “Batalha na Concha”, já que os eventos realizados na Concha Acústica as sextas-feiras estão crescendo em número de participantes e precisam de um local maior e com melhor infraestrutura. Achei a mudança uma excelente oportunidade para ambos, atendendo-os com mais qualidade e ainda promovendo o Zerão, que certamente será mais cuidado pela população com esses eventos”, conta Takahashi.

Para Jennifer Santos, cabeleireira e grafiteira, a expectativa de um trabalho como esse no Zerão vem de algum tempo. “Gostei da ideia. Há cinco anos venho aqui no Zerão direto, umas três vezes por semana, no mínimo. Eu e meus amigos, também grafiteiros independentes, questionávamos que este lugar precisava de mais atenção. Acredito que com essa intervenção artística, as pessoas irão valorizar mais e vandalizar menos”, defende.

As obras no Zerão devem continuar até amanhã, estendendo-se para a semana que vem, dependendo das condições climáticas. A Guarda Municipal ficará responsável em patrulhar o local para preservar as benfeitorias.

 

Foto: divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos