Destaques

Codel apresenta diretrizes para o desenvolvimento do Turismo em Londrina

Prefeito Tiago Amaral reforça meta de elevar para 8% a participação do PIB do setor na economia local

Em evento que contou com as presenças do prefeito Tiago Amaral e de diversas lideranças políticas e da sociedade civil organizada de Londrina, a Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) apresentou nesta sexta-feira (21), na sede da Sociedade Rural do Paraná (SRP), no Parque de Exposições Ney Braga, as diretrizes para o desenvolvimento do turismo na cidade. Na ocasião, também foi apresentado o novo corpo diretivo da Codel e anunciada a instalação definitiva do Londrina Convention & Visitors Bureau no parque, em um movimento que teve o apoio da gestão municipal.

O prefeito Tiago Amaral reforçou a meta de elevar do atual índice de 0,7% para 8% a participação do PIB do setor na economia local, por meio de políticas e estratégias que visem transformar em ativos os potenciais turísticos da segunda maior cidade do Estado.

“Londrina é uma cidade com enormes potenciais. Somos a 37ª maior cidade do País e nossa região metropolitana é a terceira mais populosa do Brasil, com mais de 1,5 milhão de habitantes somente nas seis cidades que formam o nosso G6 (Londrina, Cambé, Ibiporã, Arapongas, Rolândia e Apucarana). Por isso, nossa determinação para a Codel, que tem um presidente e uma diretoria dinâmicas e das mais capacitadas, é fomentar o turismo nas mais variadas áreas, como eventos e negócios, cultura, esporte, lazer e entretenimento, rural e gastronômico”, ressaltou o prefeito.

Novos negócios – O presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira, destacou que a motivação de novos negócios aliada à atração de indústrias e empresas é o primeiro passo para alavancar o turismo na cidade. “Nós precisamos fazer com que o turismo motive negócios na cidade porque o turismo de negócios é dinheiro rápido. Precisamos trazer todo esse público ligado a eventos esportivos, de lazer e de negócios para cá, vendendo Londrina para o mundo. Esse é o papel da Codel, nós somos executivos de vendas do município: temos que vender Londrina para o Brasil e o mundo”, afirmou Ferreira.

Ao pontuar que o turismo de eventos movimenta a cadeia de bares, restaurantes e hotéis da cidade, o presidente da Codel citou, como uma das primeiras ações a serem anunciadas pela Companhia, a conciliação do calendário oficial de eventos do município com o do Londrina Convention & Visitors Bureau.

União de forças – Para a diretora de Turismo da Codel, Herika Galli, a aliança entre a gestão municipal e as entidades do setor produtivo será fundamental para a execução das diretrizes das políticas voltadas ao setor. “Esse evento representa um marco para o turismo da nossa cidade, porque possibilitou reunir todas as entidades representativas, indicando que há, de fato, uma nova gestão. O prefeito Tiago Amaral tem sido um grande parceiro do turismo e tem se disponibilizado a atender todas as demandas para que nós consigamos fazer de Londrina um atrativo, não só do turismo de negócios, mas também de lazer”, disse Galli.

Parceria – O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, ressaltou a importância da parceria entre a iniciativa privada e o poder público municipal. “Eu acredito que o propósito de todos nós é trazer o desenvolvimento e divisas para a cidade. O turismo é a maneira mais rápida de se trazer receitas que serão investidas aqui na cidade. Nós promovemos a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que transforma a realidade da cidade, e agora temos a instalação do Londrina Convention & Visitors Bureau dentro do nosso Parque de Exposições. Tudo isso é uma demonstração de que vamos trabalhar conjuntamente para trazer mais desenvolvimento para a cidade”, garantiu El-Kadre.

A atual gestão do Londrina Convention & Visitors Bureau, presente na cidade há 25 anos, tem como objetivo trazer inovações para a atuação da entidade e também valoriza a parceria com o município. “Vamos transformar a entidade em instituição, desburocratizando os projetos e trazendo novas parceiras, como a Sociedade Rural do Paraná, a participação do poder público, corporativo e ONGs. O objetivo é fortalecer o Londrina Convention e, assim, atrair eventos de grande porte para a cidade, promovendo seu crescimento de forma ampla”, disse o presidente da entidade, Fernando Guimarães Teixeira.

Presenças – O evento na Sociedade Rural do Paraná também teve as presenças de secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, Emanoel Gomes, e demais vereadores, além do presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona, e do presidente do Fórum Desenvolve Londrina e CEO do Grupo Folha, Nicolás Mejía.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos