Destaques

Guarda Municipal terá novo sistema de rádio e comunicação

guardaLJP 2

Recurso federal de R$1,5 milhão será utilizado para adquirir novas torres e rádios que permitirão mais agilidade e eficiência nos trabalhos

 

A Guarda Municipal de Londrina irá modernizar sua estrutura implantando um sistema de rádio e comunicação com novos equipamentos digitais.  A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) pelo secretário de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães. Será feita a instalação de três torres (estações rádio-base) e serão adquiridos 29 rádios móveis para as viaturas e 33 rádios portáteis para uso dos guardas municipais. Para isso, o Município utilizará recurso de R$1,5 milhão advindo de convênio entre o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania (Cismel) e o Governo Federal.

guardaLJ2PA Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) concedeu a prorrogação do convênio, firmado em 2010, pelo prazo de mais um ano, com vencimento em junho de 2016. Rubens Guimarães esteve em Brasília, no final do mês passado, para apresentar a documentação necessária que garantiu o recurso federal para Londrina. “Agora poderemos, efetivamente, iniciar o processo de licitação para a compra do sistema de rádio e comunicação, que considero tão importante quanto o armamento que é utilizado pelos guardas, devido à agilidade de contato que os equipamentos permitem em situações de emergência”, afirmou.

O sistema será monitorado pelo Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) da Guarda Municipal, que já realiza a supervisão do controle de câmeras da corporação. Através do sistema, será possível a comunicação entre as viaturas da Guarda Municipal, que estarão em contato permanente com uma central, de onde serão acionados os veículos e guardas que estiverem atuando em qualquer região da cidade.

Será possível, ainda, a comunicação integrada, caso haja necessidade, com as cidades de Apucarana e Arapongas, que também serão contempladas com novos equipamentos de rádio por meio do mesmo convênio.

O secretário também informou que, além da compra das torres e rádios, o recurso também será aplicado para promover a capacitação de profissionais para utilização e gerenciamento dos novos equipamentos.

Novos guardas – O prefeito Alexandre Kireeff assinou ontem (7) um decreto que viabiliza a contratação de 43 novos guardas municipais para Londrina, atendendo solicitação da Secretaria Municipal de Defesa Social, de acordo com o estabelecido nos Decretos nº 467/14 e nº 616/14. Serão convocados os candidatos que já foram aprovados em concurso público vigente, mas aguardam o chamado desde o ano passado.

Os novos guardas municipais reforçarão o efetivo atual de 362 agentes que estão em atividade na corporação.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos