Cidade

Gestão Pública atualiza sistema operacional do município

Mudança em nomenclatura facilita o entendimento, dá mais clareza ao usuário do programa e diminui o tempo gasto com o retrabalho

 

Para melhorar a comunicação dos trâmites do processo licitatório, os servidores públicos da Prefeitura de Londrina passaram a utilizar uma versão atualizada do Sistema Operacional do Município, o Equiplano. Com a mudança, o município espera agilizar e unificar o processo de licitação, além de diminuir o retrabalho dos profissionais.

PrefeituraLJPO pedido de atualização é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão Pública. O secretário da pasta, Rogério Carlos Dias, contou que percebeu um desencontro de informações dada uma diferença na nomenclatura utilizada no sistema e aquela constante na Lei de Licitações.  Segundo ele, no sistema operacional, o termo “Solicitação” referia-se ao “Termo de Referência”, constante na Lei. Porém, grande parte dos 800 servidores que estão alocados em gerências, coordenadorias e diretorias envolvidas com a licitação preenchiam a “solicitação” e, na sequência, escreviam um “termo de referência” separadamente, o que gerava duplicidade de informações e possibilidade de erro no processo, pois havia dois documentos (um digital e outro físico) para a mesma ação.

Agora, o sistema operacional utiliza a nomenclatura estabelecida em Lei, o que facilita o entendimento do servidor, dá mais clareza ao usuário do programa e diminui o tempo gasto com o retrabalho, e desta forma, os documentos ficam todos na plataforma digital, o que diminui a possibilidade de extravios de informações.  “Bastava que a nomenclatura no sistema mudasse de “Solicitação” para “Termo de Referência” para que os servidores entendessem que ambos são a mesma coisa. Agora ficou menos trabalhoso e as informações estão mais evidentes, o que gera menos dúvidas e garante mais eficiência ao trabalho”, explicou Dias.

Termo de Referência – É o primeiro documento exigido pela Lei de Licitações, para que se promova o processo de aquisição de material ou contratação de serviço. Nele estão contidas informações importantes como a descrição do objeto a ser adquirido, justificativas da compra, preço de mercado, forma de entrega, prazos, obrigações do contratante e da contratada, enfim, tudo que é necessário para uma contratação ou aquisição de materiais e serviços.

Na Prefeitura de Londrina, ele é digitado diretamente no Sistema Operacional do Município, que contém também todos os módulos de despesa pública e os processos que geram os fatos (que são os empenhos, liquidações, pagamento de despesas, entre outros).

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos