Destaques

Instituto Não Me Esqueças promove palestra sobre musicoterapia para Alzheimer

Atividade desta quarta-feira (12) será presencial com transmissão ao vivo pelo Youtube; as vagas são limitadas

Como a música pode transformar a qualidade de vida das pessoas? É o que a palestra gratuita “O Poder da Música: Como a Musicoterapia Pode Melhorar a Qualidade de Vida” vai revelar nesta quarta-feira (12), às 14h15, na Associação Médica de Londrina (AML). O encontro, promovido pelo Instituto Não Me Esqueças (INME) em parceria com o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento da UEL (Gesen), será conduzido pela musicoterapeuta Luzimara Almudi Lobo dos Santos, especialista do projeto MusicalMente, patrocinado pelo Itaú Viver Mais.

Foto: divulgação

As vagas são limitadas a 50 participantes, sem necessidade de inscrição prévia, e haverá transmissão ao vivo no canal do Instituto no YouTube. Essa ação tem apoio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Reconhecida por sua capacidade de gerar bem-estar, em casos de Alzheimer e outras demências, a musicoterapia oferece benefícios físicos, emocionais e cognitivos significativos. Pesquisas já demonstraram que o uso terapêutico da música reduz estresse e ansiedade, melhora a autoestima, estimula a memória e favorece o desenvolvimento da coordenação motora e da linguagem. Além disso, é um importante aliado para fortalecer a comunicação e a interação social.

Foto: divulgação

De acordo com a musicoterapeuta Luzimara Almudi, famílias atendidas nas sessões coletivas do projeto MusicalMente relatam uma melhora evidente nas habilidades e no humor das pessoas diagnosticadas. Para expandir esses benefícios para além das sessões presenciais, o Instituto Não Me Esqueças capacita familiares para utilizarem a música no cuidado diário de pessoas com quadros mais avançados, além de oferecer treinamento especializado para profissionais que atuam em instituições de longa permanência para idosos.

Sobre a palestrante – Luzimara Almudi Lobo dos Santos é musicoterapeuta especialista em gerontologia e políticas públicas. Graduada em Serviço Social, Direito e Piano Clássico e atualmente integra a equipe do INME.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do INME – Christina Mattos

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos