Cidade

Servidores do CRAS passam por capacitação

Colcha de Retalhos visa sensibilizar as pessoas sobre a feminização da AIDS

 

Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com as Secretarias de Saúde, Assistência Social e a Faculdade Pitágoras, farão uma capacitação dos profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Oeste A e Oeste B.  A capacitação faz parte do projeto Colcha de Retalhos. Será das 8 às 14 horas no CRAS Oeste B, na rua Angelo Gaiotto, s/n.

O projeto visa sensibilizar as pessoas sobre a feminização da AIDS. No primeiro dia serão abordados temas como preconceito, discriminação, sigilo, prevenção e uso de preservativos. No segundo, haverá uma discussão sobre feminização da AIDS, gênero, violência e politicas públicas para mulheres relacionadas ao enfrentamento da feminização da AIDS. Participarão 17 servidores entre psicólogos, assistentes sociais e outros.

De acordo com a coordenadora do projeto, Sueli Galhardi, o principal objetivo é criar multiplicadores de informação considerando os fatores de vulnerabilidade. “Informações sobre a AIDS todos têm, então queremos sensibilizar as pessoas mostrando que a mulher tem uma vulnerabilidade maior de infecção de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV, por conta de vários fatores socioculturais que impedem que ela conheça e tenha autonomia sobre o seu próprio corpo,” explicou.

Para a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Sonia Medeiros, é muito importante intensificar ações preventivas como esta. “É uma forma de conter o crescimento da contaminação do vírus HIV na população feminina”, destacou.

Estudantes de Psicologia – O Projeto Colcha de Retalhos em parceria com o curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras ofereceu aos estudantes de graduação uma capacitação através de um curso de extensão nos dias 2 e 3 de julho.  Na oportunidade servidores da Secretaria Municipal de Saúde puderam explicar sobre o que é a AIDS e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social apresentaram dados de cada região do municipio. Esses alunos vão realizar, junto ao CRAS Oeste B, quatro oficinas com mulheres cadastradas no CRAS, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos