Cidade

SEMA aguarda relatórios das concessionárias até 31 julho

Documento norteará o planejamento para a doação e plantio de uma muda para cada carro vendido

 

Documento norteará o planejamento para a doação e plantio de uma muda para cada carro vendido   A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) deverá receber os relatórios de vendas das concessionárias londrinenses até o dia 31 de julho, conforme Lei nº 10.766/2009 e Decreto nº 637/2015, para que seja feito o planejamento da doação e plantio de uma muda de árvore para cada carro comercializado na cidade, com o objetivo de compensar a emissão de gás carbônico (CO2) pelos novos veículos.

O documento deve apontar os registros do período de 01/06/2014 até 31/05/2015. Não entram na relação vendas de motocicletas, motonetas, ciclomotores, ônibus, micro-ônibus, caminhões, além de veículos destinados à locação e automotores que utilizem o Gás Natural Veicular (GNV).

Após a análise da SEMA, cada concessionária receberá as especificações das mudas a serem doadas, as quantidades e ainda os locais do plantio, bem como as orientações sobre os cuidados e tratos culturais.

Segundo o secretário do meio ambiente, José Carlos Bruno de Oliveira, este trabalho conjunto contribui paraDocumento norteará o planejamento para a doação e plantio de uma muda para cada carro vendido   a construção de uma cidade mais arborizada e ambientalmente saudável. “Entendemos que essa parceria com as concessionárias tem grande valor, não apenas pela doação e plantio das mudas, mas para uma mudança de cultura que possa impactar, positivamente, a Londrina do futuro. Por isso, a entrega dos relatórios é imprescindível. Nossa programação é iniciar os plantios a partir de setembro deste ano”, ressalta.

O secretário esclarece ainda que esta ação integra um programa maior, o “Bandeira Verde”, que tem como objetivo o engajamento da sociedade com o poder público para a preservação do meio ambiente. Neste sentido, o cumprimento do decreto pelas concessionárias foca o trabalho em parceria, ao invés do caráter punitivo. No entanto, considerando a lei vigente, a SEMA deverá cumpri-la em todos os seus quesitos. “Já notificamos as concessionárias, reforçando o prazo limite e acreditamos que teremos um bom retorno das mesmas. Realizamos algumas reuniões e ficou nítido o espírito colaborativo de empresários que entendem a relevância do seu papel e da sua responsabilidade social com a cidade”, diz Bruno.

De acordo com o setor de áreas verdes da SEMA, estão sendo concluídos estudos das regiões menos arborizadas para as compensações. As espécies das árvores também irão respeitar as condições do local, podendo ser de pequeno, médio ou grande porte.

Mais informações no Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da SEMA, pelo telefone (43) 3372-4757, com Graziella, das 8h às 14h. Também na Comunicação da CMTU-LD: (43) 3379-7905 ou 9994-1470.

 

Fotos: arquivo N.Com e CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos