Cidadão

Flua Cultura abre edital para selecionar os expositores de 2025

Edital vai escolher expositores e atrações para as quatro feiras de 2025 do projeto, que ainda promove a formalização e oferece oportunidade de visibilidade de produtos pautados pela economia criativa

A Feira Flua Cultura está de volta com novidades nas dinâmicas que marcaram a primeira temporada do projeto. Até agosto, serão realizadas quatro edições, sempre em concomitância com datas importantes para o comércio tradicional e festivas. Entre as novidades para 2025, a abertura de um edital único, na próxima quarta-feira (26), para selecionar 48 expositores e 16 atrações artísticas para as quatro edições do evento em 2025. Um dos grandes diferenciais é a ajuda de custo aos expositores de R$ 250,00, graças ao patrocínio do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina – FUNCART, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura e com produção do coletivo Flua Cultura.

A primeira feira será no dia 10 de maio, ocasião mais do que perfeita para a oferta de presentes diferenciados através do trabalho criativo dos expositores da Flua Cultura. O edital fica aberto até o dia 18 de abril. Todas as informações estarão disponíveis nos canais oficiais da Flua Cultura, no site www.fluacultura.com.br e nas redes sociais do projeto, no Facebook e Instagram.

Assim como no ano passado, o projeto deve investir R$12 mil na participação dos expositores. Considerando ainda os cachês dos artistas, as feiras devem reverter R$28 mil para os participantes selecionados através de critérios que consideram uma maior diversidade. Os interessados devem preencher o formulário on-line e a participação está condicionada à apresentação de CNPJ e nota fiscal compatível com o serviço prestado. Para quem ainda procura se formalizar, o Coletivo realiza, no dia 16 de abril, um Mutirão Abre MEI em parceria com o Sebrae. O formato do edital único cria um banco de propostas, permitindo que os selecionados possam participar de uma ou mais edições, de acordo com a disponibilidade e critérios da equipe de produção.

De acordo com a produtora Rafaela Rodrigues, uma das idealizadoras do projeto, a vontade é atrair uma gama ainda maior de expositores, abraçando outras expressões artísticas e até modelos de negócios. “No ano passado, a variedade de expositores atraiu um público bastante interessado e sentimos nele a vontade de mais opções. Seria muito interessante ter mais vestuário autoral, bancas de livros ou sebos, mais artigos ligados ao universo infantil”, comenta.

Entre as atrações, os idealizadores da Feira Flua Cultura esperam poder apresentar exposições e outras iniciativas artísticas capazes de surpreender os visitantes. “O projeto se mantém fiel à sua premissa: oferecer experiências aos frequentadores, seja pela curadoria das atrações e oficinas ou pela escolha das propostas à venda nas bancas espalhadas pelos espaços que vão acolher o evento ao longo de 2025”, completou a produtora.

Para o coletivo, a economia criativa segue representando uma abordagem inovadora para gerar valor a partir de expressões artísticas e culturais, promovendo o empreendedorismo e a sustentabilidade. “Para muitos artistas independentes, a oportunidade de participar das nossas feiras oferece não apenas visibilidade, mas também condições mais equitativas, como a remuneração justa, algo bem diferente dentro de um setor onde frequentemente se paga para expor”, comenta Rafaela Rodrigues. “Essa prática alivia a pressão financeira, valoriza o trabalho criativo e fomenta um mercado mais inclusivo, especialmente para artistas iniciantes ou em contextos vulneráveis”, disse. A Feira Flua Cultura conta ainda com o apoio da UEL FM.

Texto: Assessoria de Imprensa – Janaína Ávila

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