Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse

Presidente e membros da comissão executiva serão eleitos em reunião que será realizada em breve
Foram empossados, na tarde desta sexta-feira (24), os 56 novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde para a gestão do quadriênio 2015-2019. Os termos de posse foram entregues em solenidade realizada na Vila da Saúde. A nova diretoria, eleita durante a 13ª Conferência Municipal de Saúde, é composta por 28 titulares e seus suplentes.
Do novo conselho, 14 são representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sete representantes do segmento dos trabalhadores (quatro do sindicato e três do conselho de classe), cinco prestadores de serviços e dois gestores (um da Secretaria Municipal de Saúde e outro da 17ª Regional de Saúde). O presidente e os membros da comissão executiva do Conselho serão eleitos na primeira reunião, em data a ser definida.
O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, ressaltou a importância de a administração pública trabalhar por uma saúde de melhor qualidade. “Hoje temos uma população que está envelhecendo cada vez mais, uma taxa de natalidade menor e um número maior de idosos, o que exige mais trabalho para que haja melhoras em todos os aspectos da saúde. Sendo este Conselho um dos responsáveis por ditar o rumo da saúde da cidade, temos que ter uma gestão bastante concentrada, sólida e capacitada para promover este crescimento”, afirmou.
O presidente da comissão organizadora da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Londrina, Livaldo Bento, o dever do Conselho é analisar como está a situação da saúde na cidade, buscando alternativas para levar de fato aquilo o que é debatido para a saúde básica. “Sabemos que as dificuldades existem e não estão somente no município, por isso peço que este Conselho busque de forma unida o que a população precisa e quais as necessidades dos postos de saúde. Sendo assim, desejo aos que estão assumindo esta gestão um mandato repleto de trabalho e boas perspectivas”, disse.
Já a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha Sanchez enfatizou a importância do trabalho de capacitação dos conselheiros durante a última gestão. “Conseguimos evoluir muito graças aos cursos que nós pudemos desenvolver junto com os conselheiros, que foram primordiais para dar-lhes a formação necessária e para melhorar as atividades de maneira geral. Continuaremos realizando as capacitações e dando o apoio necessário às equipes”, frisou.
Entre os presentes na solenidade de posse, estavam os vereadores Amauri Cardoso e Lenir de Assis, presidente da comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal.
Fotos: Luiz Jacobs




