CMTU abre cadastramento para comércio ambulante no Dia dos Pais

Os interessados em vender no entorno dos cemitérios municipais deverão protocolar o requerimento até o dia 6 de agosto
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) abriu na última segunda-feira, 27, o prazo de credenciamento para os interessados em comercializar produtos nas imediações dos cemitérios municipais durante o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, 9.
Assim como acontece no feriado de Finados e Dia das Mães, a data costuma reunir um grande número de pessoas que vêm para prestar homenagem aos familiares que se foram. Na ocasião, o comércio de flores, velas, alimentos, dentre outros produtos podem representar uma oportunidade de negócio aos vendedores ambulantes. Os interessados poderão protocolar o requerimento na CMTU até as 16h do próximo dia 6.
Procedimento – A exploração dos espaços públicos pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas que apresentem a documentação exigida e atendam aos requisitos do edital de credenciamento, disponível no endereço licita.cmtuld.org. Para dar entrada na solicitação, basta comparecer na sede da CMTU, na rua Prof. João Cândido, nº 1213, e preencher o requerimento informando as dimensões do espaço que pretende ocupar, o produto a ser vendido e também o meio de comercialização. O horário de atendimento é das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Os espaços à disposição medem 2 m², e o valor a ser pago pela ocupação do solo é de R$ 38,92. A cobrança é feita por vaga alugada e por dia.
Requisitos – Os documentos exigidos para a emissão da licença são:
• RG, carteira de habilitação, CPF ou CNPJ
• Comprovante de residência
• Guia de recolhimento da taxa ocupação do solo
• Licença sanitária para comercialização de alimentos ao ar livre (apenas para quem for trabalhar com este produto)
De acordo com Cibele Sulino, coordenadora de espaço público da CMTU, a permissão para o comércio nos cemitérios, além de promover o trabalho dos vendedores ambulantes, visa oferecer comodidade na aquisição de produtos típicos da data. “O Dia dos Pais é uma comemoração muito importante, inclusive para aqueles desejam manter viva a memória de quem se foi. Então, permitir a venda nas proximidades é uma forma de oferecer conforto e praticidade aos que pretendem fazer essa homenagem”, diz.
Locais – São seis cemitérios no total. O São Pedro, no Centro de Londrina, é o que mais tem vagas disponíveis, com 208 pontos. No Jardim da Saudade, na região Norte, são 110. O João XXIII, também na área central, tem 50 espaços disponibilizados. Já os cemitérios Padre Anchieta, São Paulo e Parque das Oliveiras, todos na zona Leste, possuem 178, 22 e 19 vagas, respectivamente.
Os comerciantes poderão permanecer no entorno dos cemitérios por até dois dias, com a montagem das barracas e o início das vendas já na manhã de sábado, 8 de agosto. A CMTU ressalta que não será permitida a venda de bebidas alcoólicas e flores artificiais ou artesanais, que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito da dengue.
Também não será aceita documentação incompleta nem haverá prorrogação do prazo para o pedido. Nos dias de venda, os comerciantes deverão manter os espaços limpos e organizados, entregando-os à CMTU em perfeito estado de manutenção após o uso.
Foto: Assessoria Comunicação CMTU – LD – Adriana Marques




