Alunos da Escola Ruth Lemos conversam com crianças da Inglaterra
Ação faz parte do projeto Londrina Global que atende 14 mil estudantes das escolas municipais
Os 25 alunos do segundo ano da Escola Municipal Professora Ruth Lemos farão uma conversa em inglês, hoje, quinta-feira (30), às 14 horas, durante o horário de aula dos alunos, via Skype, com três crianças da Inglaterra. A ação faz parte do projeto do município, Londrina Global, que ensina língua inglesa para crianças da rede municipal de ensino, através da ludicidade e da aprendizagem. Atualmente, o projeto atende 14 mil alunos do ensino fundamental e turmas da educação infantil, de 42 unidades escolares da cidade, incluindo a zona rural.
A professora de inglês da Escola Ruth Lemos, Heloisa Poças, contou que três professoras estão envolvidas na ação. Além dela, participam a professora regente Daiane Zampiere e a professora de informática Grasieli Coelho. Ela destacou que o objetivo da ação é a troca de culturas e a prática do conteúdo ensinado. “Nós vamos falar sobre o Brasil e ensiná-los um pouco da língua portuguesa”, disse.
Na próxima semana, a escola vai receber três crianças da Inglaterra, que vão passar o dia na escola, com os alunos do terceiro ano. Os alunos da escola vão fazer perguntas em inglês, além de ensinar, aos ingleses, um pouco do português. A escola Ruth Lemos está localizada na rua Francisco de Assis F. Ruiz, 533, Conjunto Habitacional Luiz de Sá.
Londrina Global –As aulas de inglês são ministradas por 44 professores da Rede Municipal de Ensino. São professores habilitados em Letras Anglo e outros com formação em pedagogia, mas que também possuem proficiência em língua inglesa. O projeto, que existe há oito anos no município, tem material didático próprio e foi elaborado para interligar o ensino do inglês com a cidade de Londrina, baseado nos pontos turísticos e no patrimônio cultural da cidade.
Segundo a coordenação do projeto, os professores de pedagogia foram integrados ao projeto em 2013. A nova proposta da Secretaria proporcionou a ampliação de 11 mil para os atuais 14 mil alunos atendidos, que participam das aulas semanalmente. A meta é alcançar, nos próximos anos, a marca de 18 mil alunos contemplados.O Londrina global tem carga horária, para os alunos, de uma aula semanal de 50 minutos.




