Destaques

Prefeitura e Ministério Público do PR assinam Termo de Cooperação inédito

Iniciativa vai garantir maior eficiência na gestão da segurança pública e combate ao crime, por meio do compartilhamento de dados de inteligência, beneficiando a população de Londrina

Na manhã da quarta-feira (2), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Francisco Zanicotti, esteve na sede da Prefeitura de Londrina, onde se reuniu com o prefeito Tiago Amaral e secretários municipais. O encontro resultou na assinatura do primeiro Termo de Cooperação Técnica entre o MPPR e a Prefeitura de Londrina, por meio da Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Defesa Social. Trata-se de uma iniciativa inédita no estado, que começa em Londrina, a fim de beneficiar a população da cidade.

O acordo tem como objetivo o intercâmbio e o compartilhamento de sistemas, soluções e ferramentas tecnológicas, além de promover treinamentos, troca de conhecimentos estratégicos e informações de inteligência, garantindo maior eficiência na gestão da segurança pública.

Foto: Toni Silva/ PML

O prefeito Tiago Amaral disse estar muito feliz e honrado por Londrina ser a primeira cidade a receber esta iniciativa tão importante. “A nossa Guarda Municipal passa a ser parceira do Ministério Público na cessão de informações, dados e estratégias, para que Londrina possa ser uma cidade mais segura e se torne referência em nível nacional e até internacional. Estamos buscando melhorias na gestão, no processo de segurança pública, pensando sempre no cidadão de bem, no trabalhador, e no povo da nossa cidade. Agradeço imensamente ao Ministério Público por essa parceria e estimo que ela seja realmente um sucesso e referência por onde passarmos”, enfatizou.

Foto: Toni Silva/ PML

O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, ressaltou que assinatura do Termo de Cooperação vai beneficiar os cidadãos de Londrina. “Esta iniciativa vai beneficiar, de forma firme e efetiva, a segurança pública e muitas outras áreas, por meio do compartilhamento de dados de inteligência, ou seja, todos os órgãos responsáveis pela segurança estarão compartilhando dados de inteligência e informações necessárias para podermos combater o crime e preveni-lo para que não seja cometido. Isso é um grande avanço para Londrina e para o Ministério Público e esperamos repercutir, logo na sequência, com outros municípios, para que o combate ao crime seja mais eficiente e de forma mais preventiva. Agradeço ao prefeito Tiago Amaral pela parceria nesta iniciativa”, disse.

Após a assinatura do acordo, o procurador-geral de Justiça se reuniu com prefeitos de Cambé, ⁠Conrado Scheller; de Rolândia, Ailton Maistro; de Ibiporã, José Maria, além do prefeito de Londrina, Tiago Amaral. O encontro também foi na sede da Prefeitura de Londrina. Na ocasião, foram discutidas questões relacionadas ao fortalecimento da atuação do Ministério Público em nível regional, com foco na colaboração entre as diferentes esferas do poder público, a fim de promover o bem-estar e a segurança das comunidades locais.

MP em Movimento começa em Londrina

Paralelamente, teve início, nesta quarta-feira (2), o projeto MP em Movimento, que promoverá a transferência temporária da sede administrativa Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para diferentes regiões do estado. Londrina é a primeira cidade a receber a iniciativa, que visa aproximar instituição das demandas locais e fortalecendo o diálogo com gestores públicos e entidades da sociedade civil.

A ideia é que a PGJ possa estar mais próxima das demandas regionais, em diálogos transparentes com promotores, prefeitos, secretários, entre outros gestores públicos e autoridades locais, em busca de soluções efetivas a questões que preocupam a população. Na pauta, destacam-se temas como segurança, saúde, meio ambiente e educação.

Durante o encontro, Zanicotti destacou o caráter inédito da iniciativa. Para ele, o MP em Movimento reforça o compromisso com a proximidade e o diálogo direto com o interior do estado “Trata-se de um momento histórico, que representa nosso compromisso com a interiorização. Queremos ouvir as demandas regionais, compreender os desafios locais, para buscar soluções efetivas para melhorar a vida da população”, afirmou.

Foto: Toni Silva/ PML

Reunião com o secretariado municipal

Ainda na manhã de hoje (2), foi realizada uma reunião com o secretariado municipal no auditório da Prefeitura de Londrina. Além do prefeito Tiago Amaral, do secretariado municipal e do procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, participaram o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto; o promotor adjunto da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix; o coordenador estadual do Gaeco, Cláudio Rubino Zuan Esteves; o coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex) do MPPR, Bruno Sérgio Galati; e os promotores de Justiça Jorge Barreto da Costa, Renato Lima Castro e Leandro Antunes Meirelles Machado.

Foram discutidas questões relevantes para a cidade e a região, com ênfase na colaboração entre as esferas do poder público. Zanicotti parabenizou a equipe da Prefeitura de Londrina e destacou a importância da integração entre as pastas, uma realidade também vivida no Ministério Público. “Estamos à disposição para fazermos parcerias em benefício do povo. Londrina é uma cidade próspera, pujante e tem tudo para ser referência e um modelo a ser copiado”, disse.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos