Destaques

Semana Mundial de Amamentação é aberta em Londrina

A intenção, neste ano, é discutir e refletir sobre como as empresas podem apoiar a mulher que amamenta e trabalha

 A intenção, neste ano, é discutir e refletir sobre como as empresas podem apoiar a mulher que amamenta e trabalha

 

A Semana Mundial de Amamentação 2015 (SMAM) foi aberta, oficialmente em Londrina, na manhã desta terça-feira (4), no auditório do FIEP/SESI. O tema deste ano é “Amamentação e Trabalho: Para dar certo o compromisso é de todos”. A intenção é discutir, com os profissionais e a comunidade, que amamentar e trabalhar é possível e muito importante, já que tanto o Ministério da Saúde quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que as crianças possam ser amamentadas com o leite materno, de forma exclusiva, até aos seis meses de idade e de forma continuada até dois anos ou mais.

Segundo dados do Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), os indicadores de aleitamento materno, no Município, vem aumentando significativamente, reforçando a importância de promover o aleitamento materno. Em 2002, o índice de aleitamento exclusivo de 0 a 6 meses era de 21%. Em 2008, subiu para 33,8% e, em 2010, 40,5%.

O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, representando o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, destacou que a amamentação é um assunto muito pertinente dentro da saúde pública, já que, cada vez mais, as mulheres estão inseridas no mercado de trabalho. “Sabemos que o período da amamentação é um momento delicado, que exige cuidados, então precisamos auxiliar, estas mães, criando situações para que elas possam amamentar seus bebês, de maneira adequada”, disse.

El Kadri, que também é médico pediatra, falou sobre a importância da amamentação para a saúde das crianças. “O preconizado é o aleitamento exclusivo até o sexto mês e a não interrupção do leite materno até os dois anos de idade, pois isso garante muito mais saúde para a criança”, disse.  

A coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, destacou que a cultura de aleitamento nas empresas ainda A intenção, neste ano, é discutir e refletir sobre como as empresas podem apoiar a mulher que amamenta e trabalhaprecisa ser instituída. “É necessário criar, nas empresas públicas e privadas, uma cultura de respeito e apoio à amamentação, como forma de promover a saúde da mulher trabalhadora e de seu bebê”, disse.

Lilian Poli frisou que cada empresa, dentro de sua realidade, precisa refletir sobre como apoiar a mulher que trabalha e amamenta, pois os benefícios da amamentação, tanto para a mãe, quanto para a criança, são inúmeros. “Através do leite materno, a criança vai adquirir a proteção contra doenças, o que ela não terá com outros leites”, ressaltou.

Também compuseram a mesa de honra do encontro, a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha Sanches; a gerente do SESI Londrina, um dos parceiros na realização do evento, Lucilene Furlan; a vereador Elza Correia, que é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, na Câmara Municipal de Londrina, e o vereador Tio Douglas, que é presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente.

A intenção, neste ano, é discutir e refletir sobre como as empresas podem apoiar a mulher que amamenta e trabalhaNo mês de agosto, serão realizadas diferentes atividades, como a “Oficina de Manejo em Aleitamento”, voltada para médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e nutricionistas, das instituições integrantes do Calma, e também o “Curso de Propostas Atuais na Atenção Odontológica à Criança de 0 a 36 meses”. A expectativa é capacitar 350 profissionais de saúde durante o mês.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, no Município, é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, através do Calma, que integra a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS). Conta com parceria do SESI/Nós Podemos Londrina; da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Hospital Evangélico de Londrina; 17ª Regional de Saúde; DELEITE; Secretaria Municipal de Saúde de Cambé; Poder Rosa; Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina (BPW Londrina); Conselho Regional de Odontologia e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR).

 

Fotos: Vivian Honorato

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos