Escuta pública sobre o Promic reuniu mais de 50 pessoas na Secretaria de Cultura
Aberto à comunidade, encontro para apresentação de sugestões e demandas da área cultural foi realizado na noite da última quinta-feira (3)

A chamada escuta pública foi realizada no auditório Vilanova Artigas, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC,) na noite da última quinta-feira (3). O encontro, aberto a toda a população londrinense, teve como proposta abrir um canal de diálogo com a comunidade sobre as demandas relativas às atividades culturais e os recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Mais de 50 pessoas, entre produtores culturais, vereadores e representantes do meio artístico da cidade participaram da reunião.
Conduzida pelo secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, a escuta pública também contou com a presença do secretário municipal de Governo, Rodrigo Souza. No total, foram cerca de 50 manifestações, com cada um tendo cerca de dois minutos para falar e apresentar sugestões ou demandas.

Marcão Kareca elogiou a qualidade do debate e a participação das mais diferentes correntes da produção artística e cultural londrinense.
“O auditório da Secretaria ficou lotado, foi um momento em que a pluralidade e o respeito prevaleceram. Eu fiquei extremamente satisfeito, foi um debate muito produtivo. Porque uma reunião pública para discutir o Programa Municipal de Incentivo à Cultura, onde debatemos com civilidade e respeito, já não era realizada há bastante tempo na cidade”, destacou o secretário.
Marcão Kareca ressaltou ainda que os próximos editais do Promic já podem trazer algumas mudanças, baseadas, justamente, nas questões debatidas no encontro.
“As sugestões e propostas feitas durante a reunião serão levadas agora para o Conselho Municipal de Cultura, cuja presidente estava lá. Então, nós estamos caminhando, junto com a comunidade, para que a gente tenha um alinhamento do pensamento de todos. Tem que ser e vai ser democrático. São 20 anos de Promic. O tempo passou, as pessoas evoluíram e o mundo mudou. E o programa precisa ser vivo, ele tem que ser constantemente reavaliado”, destacou Kareca.
O secretário de Cultura garantiu ainda que uma das prioridades da atual gestão em relação ao Promic é a valorização da produção artística de todas as regiões da cidade. “Temos que valorizar os polos artísticos, nossos prédios históricos, as festas populares nos distritos, os eventos nos bairros e também os artistas dessas regiões”, afirmou ele.
O Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) foi criado em 2003, mas teve sua legislação elaborada e aprovada em 2002, após a 1ª Conferência de Cultura da Cidade de Londrina, realizada um ano antes.