Cidadão

Município discute enfrentamento à violência contra a mulher

Encontro reuniu representantes de diversos municípios para debater políticas públicas e outros aspectos relacionados ao tema

 

MulherVPA Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realizou, na última segunda-feira (3), a primeira reunião de integração das ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Mais de 100 pessoas participaram do encontro que reuniu lideranças municipais e regionais que atuam na área, dentre estes, representantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher.

A reunião teve como finalidade discutir as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, conforme as diretrizes contidas no Pacto Nacional, lançado em 2007, e implantado pelo município em 2013. “Foi uma atividade muito produtiva, na qual foram apresentadas as estratégias, ações, metas e a estrutura do município para implementar as políticas de atendimento às mulheres. Tiveram ênfase, além do Pacto Nacional, temas como as políticas de gênero e transversais, que são questões importantes e pouco trabalhadas na maior parte das cidades”, apontou a secretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros.

A coordenadora da Assessoria das Políticas para Mulheres da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná, Teresinha Ramos, também participou do encontro. Ela apresentou pontos importantes do Pacto Nacional e sua relevância para a integração entre ministérios, secretarias estaduais e municipais na aplicação das políticas e defesa dos direitos das mulheres, além de sensibilizar os gestores municipais para aderirem ao Pacto, atendendo suas prioridades.

Participaram da reunião representantes de escritórios regionais da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, de Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ivaiporã, Rolândia, Nova Santa Bárbara, Lupionópolis, Prado Ferreira, Andirá, Centenário do Sul, Cândido Abreu e Pitanga.

Londrina é o município-polo da macrorregião norte do Paraná no enfrentamento à violência contra a mulher. Atualmente, 90 municípios integram esta macrorregião. O Paraná está dividido, hoje, em nove municípios-polo, localidades onde existe ao menos um organismo municipal de política para as mulheres.

 

Foto: Vivian Honorato

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos