Escola Municipal Hélvio Esteves completa dois anos
Unidade conta com aproximadamente 200 alunos, do 1º ao 5º ano, que estudam em tempo integral
A Escola Municipal Professor Hélvio Esteves irá completar dois anos de fundação, na próxima quinta-feira, 13 de agosto. A escola atende aproximadamente 200 alunos, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, que estudam em tempo integral. Para comemorar o aniversário da escola, neste dia os alunos irão cantar, em inglês, a mesma música cantada por eles no dia da inauguração.
A diretora da unidade, Tânia Aparecida Félix, explicou que também serão exibidas, aos alunos, fotos que mostram a linha histórica da escola, desde o início de suas atividades até os dias atuais, com fotografias dos estudantes, das ações realizadas e da estrutura da escola. “Mostraremos, por exemplo, as fotos da evolução de nossa horta, ou seja, do terreno vazio, dos primeiros canteiros, até agora”, disse.
A horta é cultivada pelos estudantes e faz parte da oficina “Formação Sócio Ambiental”, que estimula crianças do 1º ao 5º ano a cuidarem do meio ambiente e a manterem hábitos saudáveis. Além da horta, também faz parte da mesma oficina, o projeto de compostagem de restos de merenda, que são reaproveitados pela própria escola com o objetivo de amenizar o impacto ambiental.
Além da “Formação Sócio Ambiental”, os alunos participam de outras oficinas, como jogos matemáticos, orientação de estudo e leitura, artes visuais, artes cênicas, esporte e jogos alternativos, inglês e recreação, Khan Academy (matemática online da Fundação Lemann), além de dois projetos externos, Circo na Escola e Ginástica Artística, que contam com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e Associação Londrinense de Ginástica Artística (ALGA), respectivamente.
Hélvio Esteves – O nome da unidade escolar é uma homenagem ao professor de educação física londrinense, Hélvio Esteves, que morreu aos 51 anos, em 15 de fevereiro de 2008. Ele trabalhou como professor em diversas escolas municipais e estaduais, foi assessor do Departamento de Educação do Município de Londrina, além exercer outras atividades ligadas à educação.
Foto arquivo: Vivian Honorato




