Prefeitura realiza limpeza do Córrego Pequeno Mundo

Ação integrada entre diversas secretarias e órgãos governamentais espera retirar mais de 400 metros cúbicos de material de assoreamento
Na manhã desta terça-feira (11), teve início uma operação de limpeza do Córrego Pequeno Mundo, que margeia o Aterro do Lago Igapó II, no Jardim Maringá. A Prefeitura retirará todo o material de assoreamento do córrego, plantará árvores no entorno, fará a revisão e a limpeza dos bueiros e dos canais, além de outras intervenções que forem necessárias.
A ação foi coordenada pelo prefeito Alexandre Kireeff e partiu de uma iniciativa do vereador Tio Douglas,
cuja intenção é atender a demanda dos moradores da região e fazer a recuperação ambiental do local. A previsão é que mais de 400 metros cúbicos de resíduos de assoreamento sejam retirados do leito do córrego e, depois de secos, encaminhados à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que fica no Distrito de Maravilha.
Para isso, profissionais de diversas áreas como engenheiros, biólogos, técnicos e motoristas estão trabalhando de forma integrada. Eles contam com a ajuda de seis caminhões, uma pá escavadeira e uma pá hidráulica. A Universidade Estadual de Londrina também está participando através de técnicos que farão o resgate e monitoramento dos peixes encontrados no córrego.
“Esta ação é importante, porque o leito do córrego está assoreado e é necessário revitalizar o espaço, que mantém a qualidade de vida da cidade. Vamos retirar o material que gerou este assoreamento, para que a água possa fluir com facilidade e se evite o extravasamento dela em dias de chuva. Além do assoreamento, há o despejo irregular de lixo e, por isso, a população precisa ajudar a cuidar”, afirmou Kireeff.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Walmir Matos, explicou que estas melhorias só são possíveis porque a Prefeitura tem investido na compra de maquinários modernos, que executam atividades como a desobstrução de bueiros e carregamento de material pesado.
“Temos consciência de que isto precisava ser feito e, com a chegada dos novos maquinários adquiridos na gestão do Kireeff, nós conseguimos dar início a uma solução definitiva. Estamos deixando um legado para a próxima administração, que se souber continuar o que vem sendo feito, ajudará na construção de uma cidade melhor”, afirmou Matos.
Benefícios para a população – Segundo o secretário de Ambiente e presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), José Carlos Bruno de Oliveira, quando há chuvas fortes, a região sofre com inundações, que causam problemas tanto para os moradores quanto para as vias públicas, o que através da limpeza será resolvido. “A limpeza é uma obra de manutenção importante, pontual e é a primeira de várias. Em todos os pontos em que houver problemas, nós vamos atuar de forma conjunta.”
De acordo com o presidente do bairro, José de Melo, há anos os moradores pedem a limpeza do córrego, que é utilizado para caminhadas e práticas esportivas principalmente nos finais de semana. “Estamos muito contentes em vermos a Prefeitura fazendo a limpeza e esperamos que o trabalho de manutenção continue. Nós, da associação, vamos cobrar dos moradores o cuidado com o despejo do lixo e pedimos que a população que utiliza o aterro nos finais de semana também nos ajude a preservar este espaço”, disse.
A mão de obra e os recursos financeiros utilizados são provenientes do próprio município, através da parceria estabelecida entre as secretarias municipais de Obras e Pavimentação, Ambiente, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Associação dos Moradores do Jardim Maringá (Assomar).
Fotos: Vivian Honorato




