Mutirão de alvarás tem início positivo
Diversos tipos de documentos foram analisados, aprovados ou concluídos através do empenho conjunto de secretarias e órgãos municipais
A primeira semana do mutirão organizado pela Prefeitura de Londrina para acelerar o processo de expedição de alvarás apresentou bons resultados. Diversos tipos de documentos foram analisados, aprovados ou concluídos através do empenho conjunto das secretarias municipais e órgãos envolvidos na operação: Fazenda, Obras e Pavimentação, Ambiente, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e Procuradoria Geral do Município (PGM). O objetivo é agilizar a implantação de novos empreendimentos para, dessa forma, gerar empregos e movimentar a economia local.
Na Secretaria Municipal de Fazenda foram emitidos 623 alvarás de funcionamento de empresas. “É uma ação que colabora para o fortalecimento do mercado, criando mais oportunidades de empregos para a população”, ressaltou o secretário Paulo Bento.
Nesta primeira etapa do mutirão, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação aprovou 193 alvarás de construção e certidões de Habite-se. Também foram emitidas, neste período, 118 certidões diversas, envolvendo documentos para a comprovação de obras, perfazendo um total de 311 processos expedidos. Ainda foram analisados outros 200 projetos que já estão disponíveis na praça para os contribuintes ou foram encaminhados para a continuidade do processo em outras secretarias.
De acordo com o secretário Walmir Matos, o trabalho da Diretoria de Aprovação de Projetos em conjunto com outras secretarias permitiu a liberação de diversas obras que estavam pendentes. “Caso sejam viabilizados pelos interessados, esses empreendimentos devem promover um impacto positivo na economia local, permitindo novas vagas de empregos na construção civil e de mão de obra especializada nos comércios e indústrias que vierem a se estabelecer”, analisou.
O Ippul conseguiu concluir mais de 15 Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) para empreendimentos de diversos segmentos. Outros vários procedimentos de EIV estão em tramitação com caráter de urgência, sendo acompanhados junto a outras secretarias.
Além dos EIVs, foram concluídas duas diretrizes urbanísticas para novos loteamentos. A primeira semana do mutirão ainda resultou em 71 processos respondidos para as secretarias de Fazenda, Obras e Pavimentação , Ambiente, Procuradoria-Geral e comunidade.
“Promover mais celeridade aos processos é uma tarefa de suma importância para o desenvolvimento da cidade, o que só nos motiva a dar continuidade neste trabalho”, destacou a presidente do Ippul, Ignes Dequech.